80 anos de paz: The Armed Man, de Karl Jenkins

Am 5. Juli 2025 wird in Rostock „The Armed Man – A Mass for Peace“ von Karl Jenkins aufgeführt, anlässlich des 80. Jahrestags des Kriegsendes.
Em 5 de julho de 2025, Karl Jenkins será realizado em Rostock "The Armed Man - uma missa pela paz", por ocasião do 80º aniversário do fim da guerra. (Symbolbild/NAG)

80 anos de paz: The Armed Man, de Karl Jenkins

Em 5 de julho de 2025, Rostock experimentou um evento muito especial: a Filarmônica da Alemanha do Norte realizou o impressionante "The Armed Man - A Missa for Peace", de Karl Jenkins, na Igreja de St. Marien. Esta noite teve uma ocasião importante: o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. O próprio compositor, Karl Jenkins, comemora seu 80º aniversário neste fim de semana, o que tornou a performance ainda mais significativa.

"O homem armado", a legenda "Paz Mass", é mais do que apenas uma peça de música. Combina elementos musicais e espirituais de diferentes culturas e épocas. Na composição, existem melodias medievais, o chamado islâmico à oração "Allahu Akhbar", cantos de medição latina e até textos de Rudyard Kipling e poesia de Hiroshima. O objetivo de Jenkins era aumentar um apelo urgente contra a guerra e a violência com este trabalho, e transmitir o tópico de paz, humanidade e reconciliação através de um som com uma camada múltipla. Portanto, a composição é um processo e uma expressão de esperança.

Uma interação musical de culturas

Mais de 200 participantes, incluindo vários coros e cantorações, como o Rostock Motettenchor e o coro de ópera do VolkStheater, contribuíram para este impressionante concerto. A linha -Up, que inclui um coral misto de quatro partes, dois solistas (soprano e muezzin) e uma orquestra sinfônica, garante um som rico e poderoso. A apresentação em 5 de julho fez parte de uma tradição que se desenvolveu a partir da estréia do trabalho em 25 de abril de 2000 no Royal Albert Hall, em Londres. Desde então, "The Armed Man" foi realizado cerca de 3.000 vezes, o que o torna um dos trabalhos mais frequentemente tocados de repertório contemporâneo e está nas paradas de álbuns britânicos há mais de 18 anos.

A composição de

Jenkins é dedicada às vítimas de Kosovorrorrieg e aborda os horrores da guerra e a esperança de paz. Como Wikipedia descreve em detalhes, o trabalho estabelece uma conexão entre diferentes origens culturais e religiosas - uma preocupação que também se torna clara no debate atual sobre os desempenho de "os maçados" ", os homens de armado" em homens ", em diferentes homens", em uma preocupação que também se torna clara. Na Suíça, houve uma disputa recente sobre a admissibilidade do chamado de oração em uma igreja. A decisão de abster -se disso foi tomada para evitar possíveis distúrbios, pela qual o desejo de Jenkins de enfatizar a paz comum das religiões permanece importante.

o compositor no foco

Karl Jenkins não é apenas comemorado como compositor, mas também recebe o preço da música da igreja européia em 2024 por suas excelentes contribuições à música. Seus trabalhos, como o projeto "One World", são uma expressão de sua visão política para um planeta pacífico. Ele se descreve como um "caminhante musical" e tem uma carreira impressionante por trás dele, que foi coroada pela rainha, entre outras coisas, com o prêmio como o primeiro compositor galês.

A performance "The Armed Man" em Rostock não foi apenas um destaque musical, mas também um passo importante para colocar a paz e a reconciliação à tona. A música reflete a diversidade e os desafios de nosso tempo e lembra que a paz pode ser possível através da música e da arte. Further information can be found in the articles of concerti, wikipedia [katholisch.de] (https://www.katholisch.de/artikel/51134-musik-die -zen-und-heilt-komponist-karl-jenkins-werd-80).

Details
OrtRostock, Deutschland
Quellen