Rostock dá exemplo contra ataques cibernéticos: inovador para data center!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A cidade de Rostock está a investir seis milhões de euros no seu próprio data center para melhorar a segurança dos dados.

Die Stadt Rostock investiert sechs Millionen Euro in ein eigenes Rechenzentrum zur Verbesserung der Datensicherheit.
A cidade de Rostock está a investir seis milhões de euros no seu próprio data center para melhorar a segurança dos dados.

Rostock dá exemplo contra ataques cibernéticos: inovador para data center!

Uma grande reviravolta para a segurança de dados em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: A cerimónia de inauguração do novo centro de dados municipal em Rostock teve lugar na quarta-feira, 29 de outubro de 2025. Com um volume de investimento de cerca de seis milhões de euros, este será o primeiro centro de dados da cidade e destina-se a protegê-la das crescentes ameaças representadas por ataques cibernéticos. O ataque cibernético à Rostocker Straßenbahn AG no final de 2023, em particular, destacou a urgência deste projeto, como enfatizou a prefeita Eva-Maria Kröger na cerimônia de abertura. Ela destacou a importância da segurança dos dados para a administração municipal e o que o novo centro significa para a comunidade.

A ideia do data center surgiu há cerca de cinco anos, quando a cidade decidiu armazenar ela mesma dados confidenciais e protegê-los contra acesso não autorizado. Nos últimos dois anos, o projeto foi intensamente planejado em colaboração com uma empresa de Cottbus. As concessionárias municipais assumirão o fornecimento de energia para o novo centro, que está sendo construído no distrito de Toitenwinkel. Estão previstas capacidades de ligação segura de 800 quilowatts, estando cerca de metade da capacidade disponível para a própria cidade e a outra metade para empresas municipais.

Infraestrutura segura e eficiente

Outro aspecto do desenvolvimento é o aconselhamento sobre data centers seguros, eficientes e econômicos. São realizadas análises abrangentes da infraestrutura atual, que servem de base para decisões de planejamento. Estes também apoiam pedidos de financiamento, que é uma fonte financeira importante para muitas cidades.

O novo centro de dados será de importância crítica, especialmente no que diz respeito à directiva NIS2, que impõe novos requisitos à segurança cibernética e da informação na UE. A diretiva classifica os data centers como “instalações essenciais” e impõe requisitos rigorosos. Isto inclui, entre outras coisas, uma gestão eficaz dos riscos, resposta a incidentes e medidas de segurança, que devem ser avaliadas regularmente. Datacenters.org salienta que a Diretiva SRI2 deve ser transposta para o direito nacional até 17 de outubro de 2024, o que representa uma maior urgência para que a cidade de Rostock esteja bem preparada para o futuro.

Um olhar para o futuro

Espera-se que o novo data center esteja concluído dentro de um ano e já há interesse de várias empresas privadas, incluindo Rostock Business e Südstadtklinikum. Ao criar um local de armazenamento de dados seguro e eficiente, Rostock mostra um bom talento para enfrentar os desafios da digitalização e da segurança cibernética. O tratamento eficaz de dados sensíveis está a tornar-se cada vez mais importante nos dias de hoje, e a cidade está no caminho certo para lidar bem com estes desafios e permanecer capaz de agir no futuro.

A implementação do data center não é apenas um passo no sentido de melhorar a própria infra-estrutura, mas também um convite a outras empresas para considerarem a localização de Rostock atraente e segura. Com uma combinação de tecnologia de ponta e um claro foco na segurança de dados, Rostock assumirá um papel pioneiro na região. Grupo de datacenter também relata o apoio no planejamento e na consideração de todas as questões detalhadas relevantes que acompanham a operação de um data center.