Warnemünde tira uma conclusão positiva da temporada: mais de 592.000 turistas de cruzeiros!
Rostock relata a temporada de cruzeiros de 2025 com 592.000 viajantes marítimos e inúmeras escalas no porto de Warnemünde.

Warnemünde tira uma conclusão positiva da temporada: mais de 592.000 turistas de cruzeiros!
A temporada de cruzeiros de 2025 está chegando ao fim em Warnemünde. No dia 5 de novembro, o popular navio de cruzeiro “AIDAdiva” atracará no porto às 8h, encerrando uma temporada que ficou marcada pelo aumento de viajantes marítimos. Navios e cruzeiros relata que um total de mais de 592.000 passageiros entraram e saíram do porto nesta temporada - um aumento significativo em comparação com os 532.000 viajantes marítimos do ano passado. Além dos números crescentes, houve também um aumento nas escalas de navios: os navios de cruzeiro atracaram em Warnemünde 165 vezes este ano, em comparação com 147 em 2024.
Um fator significativo para este sucesso é a qualidade e variedade dos navios de cruzeiro que atracaram em Warnemünde este ano. O maior deles, o “Sky Princess”, oferece espaço para cerca de 3.700 passageiros e se destaca pelos 330 metros de comprimento e arqueação bruta de 145.281. A procura de cruzeiros marítimos na Alemanha permanece inalterada - uma evolução que também se reflecte nos dados: cerca de 40% dos passageiros vêm da Alemanha, seguida pelos EUA e outros países. Para muitos alemães, o navio é uma forma popular de férias, principalmente pelo conforto e variedade de atividades de lazer a bordo. Estatista mostra que 15 milhões de alemães são a favor dos cruzeiros.
Destaques e sustentabilidade
Destaques particulares da temporada foram as sete primeiras chamadas, incluindo a estreia do “Viking Vela” no dia 12 de maio e a chegada do “Milagre do Carnaval” no dia 12 de junho. Essas inovações não apenas atraem o interesse, mas também mostram como a variedade de viagens oferecidas se expandiu. O que também deixa uma impressão positiva: pelo menos oito navios de cruzeiro utilizaram ligações eléctricas ecológicas quando atracaram e, assim, contribuíram activamente para a sustentabilidade ecológica. Foram adquiridos um total de 2,15 milhões de quilowatts-hora de energia em terra ecologicamente correta.
Mas não são apenas os operadores de cruzeiros que beneficiam deste boom. A região também ganha vida - mais de 103.000 passageiros exploraram Warnemünde e as cidades vizinhas, como Rostock e Berlim, como hóspedes diurnos. Esses movimentos trazem uma lufada de ar fresco para a economia local. Dr. Gernot Tesch, Diretor Geral da ROSTOCK PORT GmbH, enfatiza a importância de Warnemünde como principal porta de entrada para passageiros de cruzeiros na Alemanha e está satisfeito com os desenvolvimentos positivos.
Conclusão e perspectivas
Com 489.000 viajantes marítimos que iniciaram e terminaram o seu cruzeiro em Warnemünde, a gestão portuária traça um balanço consistentemente positivo para 2025. A Alemanha também está à altura da sua concorrência em termos de comparação internacional. Alto Estatista A Alemanha é o segundo maior mercado de cruzeiros do mundo com o maior volume de negócios, ficando apenas à frente dos EUA. Gernot Tesch e seu colega Jens A. Scharner esperam números de chamadas e passageiros semelhantes para a temporada de 2026 e para este ano. Acontece que a atracação em Warnemünde não representa apenas uma viagem aos mais belos destinos, mas também contribui para o fortalecimento da região.