Dia do especialista em participação cidadã: ajude a moldar Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental!
No dia especializado sobre participação cidadã, no dia 4 de novembro, em Schwerin, especialistas discutirão como fortalecer a participação política no MV.

Dia do especialista em participação cidadã: ajude a moldar Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental!
Chegou a hora de 4 de novembro de 2025 - o dia especializado "Fortalecer a participação dos cidadãos. Perspectivas para Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental" acontecerá em Wichernsaal Schwerin. O objetivo deste evento é melhorar a participação dos cidadãos na região e integrá-la na política e na administração a longo prazo. Engana-se quem pensa que apenas os suspeitos do costume são convidados. Representantes da sociedade civil, da ciência e da administração também são calorosamente bem-vindos. Schwerin.notícias informa que o evento é organizado no âmbito do projeto “Citizens’ Councils for MV”, que é financiado pela Fundação Robert Bosch e implementado pela fint – Leadership, Innovation, Transformation gGmbH.
O objetivo do projeto é promover uma cultura de diálogo e dar a conhecer conselhos de cidadãos inovadores e baseados em sorteios. As assembleias de cidadãos devem envolver especificamente as pessoas que muitas vezes não têm voz no cenário político e fazer recomendações bem fundamentadas sobre questões complexas. O dia do especialista começa às 12h30. com um pequeno almoço, seguido de boas-vindas de Uta Rüchel, gestora do projeto “Conselhos de Cidadãos para MV”.
Um programa emocionante
Os participantes podem esperar uma palestra interessante da Prof. Corinna Kröber, da Universidade de Greifswald, que examinará as perspectivas da ciência política sobre a participação dos cidadãos. Jörg Sommer, do Instituto de Participação de Berlim, falará então sobre a importância da cultura da participação para a sociedade. A Ministra dos Assuntos Sociais, Stefanie Drese, também fará um discurso de boas-vindas e participará num debate em aquário, que será certamente animado.
Além disso, serão apresentados exemplos práticos de Marco Trunk da cidade hanseática de Wismar e Martin Ramp de Neubrandenburg. Marvin Fischer, do Ministério de Estado da Saxónia, também desempenhará um papel importante, explicando como a participação dos cidadãos pode ser promovida a nível estatal. O evento termina com um painel de discussão sobre a ancoragem estrutural dos diálogos com os cidadãos, incluindo Fischer, Trunk e Arp Fittschen da Associação MV de Cidades e Municípios.
Novas leis para mais participação
Mas a participação dos cidadãos não é apenas o foco da conferência. Muita coisa também está acontecendo no nível político. Em 8 de abril de 2025, o gabinete discutiu o projeto de uma nova lei de participação cidadã e comunitária. Após seis semanas da audiência da associação, que começa em 9 de abril de 2025, diversas organizações podem apresentar declarações. O governo de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental sublinha que esta lei se destina a promover a aceitação da transição energética.
No futuro, os operadores de projectos de energia eólica e solar terão de negociar com as comunidades afectadas sobre o tipo e extensão da sua participação. Será também criado um quadro vinculativo para pagamentos por quilowatt-hora aos municípios e cidadãos. O objetivo é claro: uma participação mais simples e mais ampla daqueles que são diretamente afetados pelas energias renováveis.
O dia especializado de 4 de novembro não só proporcionará uma plataforma de intercâmbio sobre a participação dos cidadãos, mas também poderá servir de trampolim para inúmeras iniciativas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Quem tiver interesse deve se cadastrar rapidamente e fazer parte dessa importante discussão!