Fascinado pela Palestina: Noite de curtas-metragens de sucesso em Schwerin!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 20 de junho de 2025, uma concorrida noite de curtas-metragens sobre a vida na Palestina aconteceu na Casa Internacional em Schwerin.

Am 20. Juni 2025 fand im Internationalen Haus Schwerin ein gut besuchter Kurzfilmabend über das Leben in Palästina statt.
Em 20 de junho de 2025, uma concorrida noite de curtas-metragens sobre a vida na Palestina aconteceu na Casa Internacional em Schwerin.

Fascinado pela Palestina: Noite de curtas-metragens de sucesso em Schwerin!

A noite de curtas-metragens sobre a Palestina na Casa Internacional em Schwerin, em 20 de junho de 2025, foi um sucesso total. A sala de exibição estava lotada e alguns convidados até tiveram que ficar na porta. Neste evento foram exibidos três impressionantes curtas-metragens em língua árabe com legendas em alemão, que se centraram na vida na Palestina, especialmente no período anterior à guerra actual, proporcionando assim uma visão única da cultura e da vida quotidiana dos palestinianos.

Sophie Ataya, que apresentou a noite, questionou a forma como os meios de comunicação social retratam a situação no Médio Oriente e enfatizou a importância do contacto direto com a população local. “É essencial olharmos para os bastidores e contarmos histórias reais”, disse ela. De acordo com Ataya, os filmes exibidos oferecem uma visão ficcional da vida palestina, que muitas vezes se perde nas reportagens de guerra, muitas vezes unilaterais.

Os filmes em detalhes

O primeiro filme, “A Jaffa Orange” de Mohammed Almughanni, dura 30 minutos e foi lançado em 2024. O simbolismo da laranja Jaffa, retratada no filme como uma herança cultural dos palestinos, simboliza a profunda ligação com suas terras, bem como as perdas sofridas ao longo da história. A história segue Mohammed, um jovem palestino que tenta em vão cruzar um posto de controle israelense, o que coloca ele e o motorista de táxi Farouk em apuros.

“Feriyal”, o segundo filme, é um pequeno ensaio documental de 4,5 minutos de Sophie Ataya. Ele conta a comovente história de sua avó, que teve que deixar sua terra natal em 1948 durante a Nakba. O terceiro filme, “A Ilha Palestina”, de Nour Ben Salem e Julien Menanteau, oferece um olhar reflexivo sobre a memória e a vida cotidiana com seu ensaio cinematográfico de 22 minutos.

Uma plataforma para discussão

Após a exibição dos filmes, houve uma animada discussão entre os presentes. Muitos convidados ficaram interessados ​​em saber mais sobre a origem e a intenção dos filmes. Comidas e bebidas puderam ser apreciadas em um ambiente descontraído enquanto todos discutiam o conteúdo comovente. O evento foi gratuito e organizado numa base voluntária, com o apoio do Ministério dos Assuntos Sociais, Saúde e Desporto de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

Além deste evento, uma compilação de 22 curtas-metragens de Gaza será exibida no dia 30 de janeiro de 2025 no Karlstorkino em Heidelberg. Estes filmes, realizados entre dezembro de 2023 e março de 2024, oferecem perspetivas individuais sobre a realidade da guerra em Gaza e abordam temas como a dor, a vontade de sobreviver e a esperança. Organizado por Medienforum Heidelberg e.V. em cooperação com Amigos da Arte e Cultura Árabe e.V., o foco aqui também será no intercâmbio e discussão.
Mais informações sobre os filmes podem ser encontradas no site da Cultura Árabe.

As histórias e experiências trazidas não só abrem novas perspectivas sobre a cultura palestina, mas também convidam você a olhar mais de perto os desafios e a realidade das pessoas de lá. A necessidade de diálogo e compreensão é grande e eventos como este são um passo importante na construção de pontes.