Novo Späti em Schwerin: Os correios criam emoção!
O novo “Späti61” em Schwerin foi inaugurado em 1º de novembro de 2025, oferecendo lanches, bebidas e serviços postais. Reações positivas dos clientes!

Novo Späti em Schwerin: Os correios criam emoção!
Um lugar muito especial foi estabelecido em Schwerin desde o início de setembro: o novo Späti denominado “Späti61”. Endereço? Friedrich-Engels-Straße 2C, ao lado do Burger King, onde ficava o Café Barvinok. A ideia é simples e engenhosa: uma loja que oferece tudo o que você precisa para o dia a dia, com bebidas, lanches e até produtos internacionais. Mas o melhor ainda está por vir: a partir de segunda-feira, 3 de novembro, o Späti também funcionará como correio. Isso causa um rebuliço, assim Correio do Norte relatado.
Ossi, de 25 anos, um curdo da Síria, é um dos fundadores da Späti e dirige o negócio juntamente com um amigo como uma sociedade civil (GbR). Ossi aprendeu a maior parte de suas habilidades linguísticas de forma autodidata. Impressionante, certo? A sua família ainda vive na Síria e está visivelmente orgulhosa dos sucessos que Ossi alcançou aqui na Alemanha. “É bom ver que as pessoas apreciam o que oferecemos”, diz Ossi, que também oferece um serviço popular de cópia para o bairro com o seu Späti.
Um correio com coração
A Späti será uma estação de correios de pleno direito e não apenas uma estação de encomendas. Os horários de funcionamento são ambiciosos: diariamente das 9h às 23h30. Ossi conta que a reforma da loja demorou três meses e que ele mesmo fez grande parte do trabalho, com a ajuda de amigos. Porém, dificuldades na entrega de materiais e nos preparativos técnicos para o posto causaram atrasos. Mas as reações iniciais dos clientes são consistentemente positivas.
Esta notícia positiva chega num momento em que também há sinais de turbulência no cenário político. Recentemente, o PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) decidiu depor as armas e dissolver-se. Isto segue-se a um telefonema do líder preso do PKK, Abdullah Ocalan. O PKK, que luta por um Estado curdo independente há 40 anos, mudou o seu foco para uma maior autonomia e direitos para os curdos. Esta situação reflecte-se na comunidade de cerca de 1,3 milhões de curdos na Alemanha Integração de serviços de mídia percebido. Muitas pessoas que fugiram de áreas de conflito como a Síria, o Iraque e a Turquia podem ser encontradas aqui.
Um novo capítulo para a comunidade curda
A decisão de dissolução do PKK é vista por vários intervenientes políticos em todo o mundo como uma oportunidade para um novo diálogo. O secretário-geral da ONU, António Guterres, descreveu a decisão como um passo importante para a paz, e os políticos curdos também esperam negociações que possam dar mais direitos aos curdos. Na Alemanha, as comunidades curdas estão fortemente representadas na sociedade, mas lutam contra o preconceito e a discriminação.
Ossi e seu Späti61 fazem parte desta comunidade animada e diversificada. Ao preservarem as suas raízes culturais e ao mesmo tempo encontrarem um lugar na vida quotidiana alemã, mostram que a integração não só é possível, mas também enriquecedora. E quem sabe? Talvez o Späti61 se torne em breve mais do que apenas um local de compras - talvez se torne um ponto de encontro do bairro onde histórias e culturas se encontram. Há algo acontecendo lá, e continua sendo emocionante ver como as coisas irão evoluir na vida de Ossi e de sua comunidade.