Inaugurado o Museu Estadual de Schwerin: quatro anos de diversão cultural gratuita!
Em 30 de outubro de 2025, após extensa reforma, o Museu Estadual de Schwerin abrirá com entrada gratuita por quatro anos.

Inaugurado o Museu Estadual de Schwerin: quatro anos de diversão cultural gratuita!
Após quatro anos de obras de renovação, o Museu do Estado de Schwerin reabrirá as suas portas no dia 30 de outubro de 2025. A inauguração oficial decorreu num ambiente festivo, com a presença, entre outros, da Primeira-Ministra Manuela Schwesig, da Ministra da Cultura Bettina Martin e do diretor do museu, Dr. A modernização do museu foi um projecto extenso que custou 11,5 milhões de euros. Uma grande parte do financiamento veio da Fundação Dorit & Alexander Otto, que disponibilizou 7,5 milhões de euros, enquanto o estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental contribuiu com cerca de 4 milhões de euros.
Um destaque especial da reabertura é a entrada gratuita para todos os visitantes, válida pelos próximos quatro anos. O museu não quer apenas aumentar o número de visitantes existentes, mas também atrair novos visitantes que possam estar pela primeira vez nas novas salas de exposição com design moderno.
Quartos redesenhados e coleções extensas
Após a reforma, o museu apresenta-se com uma nova arquitetura impressionante e melhorias funcionais. Foram criados impressionantes 400 metros quadrados de espaço de exposição adicional. Os visitantes podem contar com três entradas, que facilitam muito o acesso. Há também um novo café e uma livraria que convidam você a ficar. O diretor do museu enfatiza a combinação bem-sucedida de arte antiga e moderna, que agora é apresentada em salas de exposição recém-projetadas.
A arte moderna dos séculos 20 e 21 é exibida no porão, incluindo obras de artistas proeminentes como Günther Uecker e Cornelia Schmelze. O patrimônio artístico da região também está representado, com obras de artistas como Matthias Wegenhaupt e Otto Niemeyer-Holstein. No andar superior, os Antigos Mestres são apresentados com uma curadoria impressionante, incluindo três empréstimos de pinturas de Rembrandt do Rijksmuseum Amsterdam, que podem ser vistas em Schwerin durante seis meses.
Inovações e acessibilidade
O extenso trabalho de modernização incluiu não só uma nova apresentação das obras de arte, mas também inúmeras melhorias técnicas. A acessibilidade foi significativamente aumentada com a instalação de plataformas elevatórias elétricas e portas automáticas. Dispõe também de modernos equipamentos técnicos e WiFi, o que torna a experiência museológica apelativa para todas as gerações. A arquiteta Marlene Wetzel também teve mão boa no que diz respeito ao desenho de cores das paredes, que expuseram camadas históricas de tinta.
Em resumo, pode-se dizer que o Museu do Estado de Schwerin não só dá continuidade a uma longa tradição com a sua reabertura, mas também traz uma lufada de ar fresco à paisagem cultural. A combinação de tecnologia moderna, novo design e uma apresentação artística multifacetada poderia muito bem tornar-se um novo ímã cultural para Schwerin.
Fique ligado nos próximos meses e nos próximos desenvolvimentos no museu! Se quiser saber mais sobre a inauguração e futuras exposições, você pode saber mais nos sites nnn.de e ndr.de.