Venda de espaços verdes em Schwerin: Onde está a participação dos jovens?
Schwerin decide sobre polêmica política imobiliária: venda de espaços verdes sem a participação de jovens cidadãos causa críticas.

Venda de espaços verdes em Schwerin: Onde está a participação dos jovens?
Em Schwerin, os decisores políticos estão actualmente a ser fortemente criticados. Numa reunião privada, o conselho municipal decidiu vender o parque distrital de Lankow, incluindo o parque infantil na Kieler Straße. Apesar das preocupações manifestadas e de ignorar a participação legalmente exigida da geração mais jovem, a venda de 5.000 metros quadrados de espaços verdes é iniciada sem qualquer compensação. Esta decisão está em clara contradição com as “diretrizes de política imobiliária” recentemente adotadas, que pretendem enfatizar a preservação da propriedade da cidade e evitar vendas Schwerin.notícias relatado.
Os decisores em Schwerin não parecem estar conscientes dos seus padrões duplos. Embora a importância da participação das crianças e dos jovens seja repetidamente enfatizada, o tratamento da planeada venda do parque mostra que muitas vezes as palavras não valem muito. O órgão de fiscalização jurídica do país alertou para a ilegalidade da venda e destacou a necessidade de incluir perspectivas jovens. No entanto, as objecções à venda foram ignoradas e os pedidos de suspensão do processo foram rejeitados.
Responsabilidade política e ignorância
Nos últimos dez anos, Schwerin vendeu propriedades no valor de mais de 17 milhões de euros. Isto sugere uma negligência sistemática dos interesses públicos. Surgem as questões: Onde está o espaço para as opiniões e desejos dos jovens cidadãos que acabarão por moldar a paisagem urbana de amanhã? Os acontecimentos actuais contrastam claramente com as obrigações dos municípios consagradas na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, que afirma que as crianças e os jovens devem ser incluídos nos processos de tomada de decisão. De acordo com informações de jugendrechte.de A promoção da participação de crianças e jovens não é apenas legalmente mas também socialmente necessária.
Muitos municípios estão a fazer progressos nesta área, mas em Schwerin é claro que ainda existem défices significativos. Ainda há muito a fazer, especialmente no que diz respeito à percepção dos jovens e à sua participação. Os jovens não só têm o direito de participar, mas o seu envolvimento também contribui para melhorar a coesão social e promover a integração. É ainda mais chocante que estes aspectos tenham sido aqui completamente ignorados.
A importância da participação dos jovens
Todos podem beneficiar de um sistema de participação juvenil que funcione bem. Estudos mostram que envolver os jovens na política local numa fase inicial fortalece os seus laços com a sua comunidade. Isto também é enfatizado pelo programa “Democracia nas Mãos das Crianças”, que dá às crianças e aos jovens a oportunidade de participar activamente nas questões locais. Para este efeito, foram desenvolvidas ferramentas e métodos específicos que podem ser utilizados pelos municípios para permitir uma participação real, tais como das-zukunftpaket.de destaques.
As decisões tomadas pela Câmara Municipal lançam uma luz significativa sobre a relação entre a política e os jovens cidadãos. Para provocar mudanças aqui, precisamos não só de mais transparência nos processos de tomada de decisão, mas também de um papel mais activo dos presidentes de câmara como parceiros da juventude. Esta é a única forma de restaurar a confiança na política.
O anúncio de ação judicial contra a venda do parque distrital é um passo importante. Os cidadãos de Schwerin têm o direito de ser ouvidos e as vozes das crianças e dos jovens, em particular, devem finalmente ser levadas a sério.