Atenção: Algas verde-azuladas tóxicas em Greifswalder Bodden - alerta sobre natação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O departamento de saúde alerta sobre algas verde-azuladas tóxicas em Greifswalder Bodden. Riscos para humanos e animais – banhos alternativos recomendados.

Gesundheitsamt warnt vor giftigen Blaualgen im Greifswalder Bodden. Risiken für Mensch und Tier – alternatives Baden empfohlen.
O departamento de saúde alerta sobre algas verde-azuladas tóxicas em Greifswalder Bodden. Riscos para humanos e animais – banhos alternativos recomendados.

Atenção: Algas verde-azuladas tóxicas em Greifswalder Bodden - alerta sobre natação!

Um sinal alarmante para os entusiastas do banho e amantes da natureza: o departamento de saúde do distrito de Vorpommern-Greifswald emitiu hoje um alerta contra a natação em Greifswalder Bodden. A razão para isso são algas verde-azuladas que foram descobertas durante uma medição de rotina ontem, terça-feira, 1º de julho. Os riscos para a saúde que estas cianobactérias representam não devem ser subestimados, especialmente para grupos sensíveis de pessoas, como crianças pequenas, mulheres grávidas e pessoas com doenças anteriores e pessoas imunocomprometidas. Ostsee-Zeitung.

O verão nos mantém firmemente sob seu controle e as temperaturas estão subindo para 34 graus Celsius. Isso oferece às algas verde-azuladas condições ideais de crescimento. Porém, quem planeja pular na lagoa hoje deve pensar novamente, pois as temperaturas da água e as condições climáticas prevalecentes - muito sol, pouco vento e pouca movimentação da água - contribuem para a reprodução. Além disso, o vento leste empurrará as algas em direção à costa, o que significa que é pouco provável que a situação melhore rapidamente.

Riscos e sintomas para a saúde

Quanto aos perigos, algumas algas verde-azuladas produzem substâncias tóxicas. O contato com água contaminada pode causar irritação na pele e reações alérgicas. Pessoas que acidentalmente consomem água engolida podem apresentar sintomas como náuseas, vômitos e diarreia, como aponta Nordkurier. Na pior das hipóteses, podem ocorrer danos ao fígado e ao trato respiratório.

O alerta vale não só para as pessoas, mas também para os nossos amigos de quatro patas: os cães também correm risco, e a secretaria de saúde aconselha atenção redobrada. Qualquer pessoa que veja sinais marcantes, como turvação verde-azulada na água ou mesmo tapetes de algas, deve definitivamente manter distância.

Alternativas ao banho

Mas há um raio de esperança: de acordo com os actuais testes de controlo, a água em Eldena, Lubmin e Loissin não mostra sinais de algas verde-azuladas. Em Eldena, em particular, a água é límpida e segura, tornando-se uma alternativa atractiva para quem procura refrescar-se nos dias quentes. Desde 5 de maio, são realizados testes regulares às águas balneares em 57 zonas balneares da região para garantir a qualidade da água.

A perigosa proliferação de algas é um fenômeno sazonal que depende do clima e pode ocorrer ou mudar rapidamente, como deixam claro as informações do NDR. É aconselhável informar-se sobre a qualidade atual da água antes de ir nadar e preferir os locais balneares oficiais. Em última análise, todos devem lembrar: a segurança está em primeiro lugar, mesmo quando se dá um mergulho refrescante na água fria!