Center Parcs em Pütnitz: A disputa sobre o projeto de turismo aumenta!
Center Parcs está planejando um grande resort de férias na península de Pütnitz. No entanto, a iniciativa de cidadania apela à suspensão do projecto.

Center Parcs em Pütnitz: A disputa sobre o projeto de turismo aumenta!
Estão a surgir tensões claras na região em torno da península de Pütnitz, que anteriormente era utilizada para fins militares e está agora em foco devido à planeada estância de férias de Center Parcs. O ambicioso projecto, que prevê a criação de 3.200 camas em 620 casas e apartamentos de férias, continua a ser um tema quente de discussão. O clima entre os moradores locais está dividido. Enquanto alguns vêem o resort como um impulso económico necessário, outros temem que a área circundante possa sofrer com o turismo de massa. NDR relata que São levantadas preocupações especialmente sobre o desperdício fiscal, a destruição ambiental e a situação competitiva dos restaurantes locais.
Em 30 de junho de 2025, a plataforma openPetition informou que uma petição que levantasse preocupações sobre o projeto seria considerada não submetida por não haver notícias há mais de um ano. No entanto, esta iniciativa é apenas parte de um movimento mais amplo de oposição aos planos de localização do Center Parcs. Os ativistas A iniciativa de cidadania “Não ao turismo de massa em Pütnitz” recolheu 1.875 assinaturas em seis semanas e entregou-as à administração municipal. Seu objetivo é evitar os encargos financeiros que o projeto pode trazer.
Prós e Contras – As perspectivas da região
Embora o Presidente da Câmara Thomas Huth (The Independents) veja o projecto como um motor económico necessário para a região, a iniciativa dos cidadãos é céptica. Steffen Schmidt, o fundador da iniciativa, pede a paralisação do projeto e até entrou com uma ação no Tribunal Administrativo de Greifswald. Isto já interrompeu partes dos trabalhos de demolição para garantir a proteção dos morcegos. Embora a escavadeira esteja no local, ela permanece inacabada por enquanto, como enfatiza Huth.
Os custos de investimento previstos de cerca de 350 milhões de euros, dos quais 220 milhões de euros serão angariados pelo Center Parcs e 45 milhões de euros através de financiamento estatal, levantam sérias questões. Por que razão estas somas consideráveis, que em casos individuais também têm de ser suportadas pelos cidadãos, deveriam ser canalizadas para um projecto deste tipo? Esta questão preocupa muitas pessoas. As preocupações sobre o impacto no turismo de baixo impacto da região também não são infundadas. NDR fornece informações sobre isso que Andrea Kuhn, da Associação Alemã de Hotéis e Restaurantes, está preocupada com o facto de os habitantes locais poderem sofrer com estas mudanças económicas.
Iniciativa de cidadania e perspectivas futuras
As discussões sobre o projeto Center Parcs não são um assunto apenas para os idosos da comunidade. Os participantes mais jovens na discussão exigem mais perspectivas e querem realizar um referendo. Online, as opiniões sobre o projeto são divergentes - enquanto alguns veem os benefícios da construção, outros alertam para as consequências negativas que podem ocorrer. É evidente que aqui é necessária uma boa mão para encontrar o equilíbrio entre economia e ambiente.
Os pedidos, petições e numerosos debates dos cidadãos indicam que a questão está longe de terminar. Investidores como Center Parcs e Pangea recusaram-se a contribuir para os custos relacionados com o projecto. O administrador distrital de Vorpommern-Rügen e o conselho municipal de Ribnitz-Damgarten ainda apoiam o projeto, temendo que este possa falhar se os custos recairem sobre eles, como se pode ler em reportagens da comunicação social.
O futuro da península de Pütnitz permanece incerto, mas a determinação da iniciativa dos cidadãos mostra que estão dispostos a lutar pelos seus próprios interesses. Existe uma linha tênue entre progresso e preservação – há algo importante para a região!