Greifswald ganha uma nova escola de enfermagem – 975 vagas de treinamento para a região!
Em 2026, será construída em Greifswald uma nova escola de enfermagem com 975 vagas de formação, financiada com 45 milhões de euros.

Greifswald ganha uma nova escola de enfermagem – 975 vagas de treinamento para a região!
A cidade de Greifswald pode esperar um desenvolvimento significativo no sistema de saúde: em 2026, será construída uma nova escola de enfermagem nas imediações do centro médico universitário. Esta iniciativa faz parte dos esforços do governo estatal de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental para reforçar a formação no sector da saúde e, assim, garantir a próxima geração de trabalhadores qualificados na região a longo prazo. Como relata ndr.de, o estado reservou uma estrutura de investimento de quase 45 milhões de euros do fundo especial de infraestrutura do governo federal.
A nova instalação criará um fórum de aprendizagem para um total de 975 vagas de treinamento e educação superior, bem como locais de estudo. São oferecidas 675 vagas de treinamento para diversas profissões da saúde. A lista vai de nutricionistas a ortopedistas e fonoaudiólogos a auxiliares de laboratório, auxiliares de enfermagem e auxiliares de enfermagem. Além disso, estão previstas 150 vagas de formação e aperfeiçoamento, bem como 150 vagas de estudo para futuros especialistas em ciências clínicas de enfermagem. O objectivo é claro: criar um conjunto qualificado de trabalhadores qualificados para a região que satisfaça as necessidades actuais e futuras.
Críticas à distribuição de dinheiro
Neste contexto, a Ministra da Ciência Bettina Martin (SPD) enfatizou a elevada procura de trabalhadores qualificados na indústria e enfatizou a importância da nova escola. A determinação final da localização da escola de enfermagem deverá ocorrer até ao final deste ano, enquanto a contratação pública ocorrerá em 2026.
Em resumo, pode-se dizer que a construção da escola de enfermagem em Greifswald não é apenas um raio de esperança para a formação no sector da saúde, mas também uma oportunidade para tornar a região mais atractiva para aspirantes a trabalhadores qualificados. O investimento ajudará a contrariar a grave escassez de trabalhadores qualificados e a garantir o futuro dos cuidados de saúde na região.