O cano de água estourou em Bergen: os moradores estão sem água potável há horas!
Os moradores de Bergen auf Rügen estão sem água potável desde que um cano de água estourou. Técnicos estão trabalhando no reparo.

O cano de água estourou em Bergen: os moradores estão sem água potável há horas!
Em Bergen auf Rügen, mais precisamente no distrito de Bergen-Süd, os moradores estão sem água potável desde a noite de quinta-feira, às 19h. A razão para isto é um cano de água rompido em um cano principal, que interrompeu abruptamente o abastecimento de água nesta parte do distrito de Vorpommern-Rügen. Como NDR relatado, o abastecimento de água foi interrompido pela associação de abastecimento de água e tratamento de águas residuais de Rügen (ZWAR).
Para ajudar os cidadãos afetados, um caminhão-pipa estará disponível em uma loja de descontos na Rua da Amizade Alemã-Soviética a partir das 8h. No entanto, os moradores devem observar que a água do carro deve ser fervida antes de beber para evitar riscos à saúde.
Causas e consequências de tubos rompidos
Um cano de água rompido pode ocorrer por vários motivos. As causas variam desde problemas relacionados com materiais até influências externas, como geada ou subsidência do solo. Estas interrupções podem não só levar à escassez de água, mas também causar danos significativos às estradas e edifícios adjacentes. Alto Wikipédia Rupturas locais de tubulações podem até levantar asfalto e trazer o solo à luz.
Em Bergen, a área afetada também tem uma história: em 25 de junho de 2025, um cano estourou na câmara de grama, o que foi associado a um colapso de esgoto. O reparo durou várias horas e também resultou na interrupção do abastecimento de água. A ZWAR e a empresa ESTRA estiveram ativas no local durante esta obra AQUILO É anunciado.
Obras de reparo em andamento
Técnicos estão atualmente trabalhando para reparar os danos. O objetivo é restabelecer o abastecimento de água até às 14h de sexta-feira. Porém, mesmo após o reparo, é importante ficar atento a possíveis perdas na qualidade da água, que às vezes podem ocorrer em decorrência de tais incidentes.
A situação mostra quão frágeis as infra-estruturas podem ser em tempos de eventos críticos e quão importantes são as medidas preventivas para evitar problemas futuros. Tal evento deixa claro que qualquer tipo de ruptura de tubulação pode não apenas levar à escassez de abastecimento, mas também a potenciais riscos à saúde.