6,2 milhões de euros para Schaabe de Rügen: a areia salva a praia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Na estância balnear de Glowe, no Mar Báltico, a praia de Schaabe está a ser restaurada por 6,2 milhões de euros. 250 mil m³ de areia são lavados para compensar a erosão.

Im Ostseebad Glowe wird der Badestrand Schaabe für 6,2 Millionen Euro restauriert. 250.000 m³ Sand werden aufgespült, um Erosion auszugleichen.
Na estância balnear de Glowe, no Mar Báltico, a praia de Schaabe está a ser restaurada por 6,2 milhões de euros. 250 mil m³ de areia são lavados para compensar a erosão.

6,2 milhões de euros para Schaabe de Rügen: a areia salva a praia!

Muita coisa está acontecendo atualmente na estância turística de Glowe, no Mar Báltico, em Rügen, e a região decidiu investir na preservação da sua natureza. Durante duas semanas este local foi transformado no maior canteiro de obras da ilha. Parte do porto está sendo dragado para restaurar a maior praia balnear, a Schaabe. Cerca de 250 mil metros cúbicos de areia serão levados à costa nas próximas semanas para restaurar as dunas erodidas pelo Mar Báltico. Esta medida é executada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Ambiente (StALU) do estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e os custos ascendem a cerca de 6,2 milhões de euros. A costa já estava gravemente erodida durante uma violenta tempestade no início de 2023, tornando a situação particularmente urgente.

A areia para este projeto vem de um depósito de cascalho no fundo do Mar Báltico, perto de Koserow, em Usedom. Para que a areia saudável possa realmente ser utilizada, ela deve ser peneirada e verificada quanto a resíduos de munição antes do uso. Esta abordagem detalhada não só regula a qualidade da areia, mas também ajuda a manter os padrões ambientais e de segurança. O que mais você pode dizer? A segurança está em primeiro lugar, principalmente quando se trata de preservar o litoral local.

Cuidados costeiros com múltiplas vertentes

A alimentação é feita por meio de uma técnica inteligente em que o cascalho é misturado à água e bombeado para a costa. Embora os banhistas sofram com as obras e enfrentem fechamentos em alguns trechos, eles ainda poderão aproveitar as praias enquanto as medidas são implementadas. As obras deverão estar concluídas até ao final do ano, embora o clima também desempenhe um papel. Após a alimentação, a duna será replantada com capim marram para garantir a estabilidade da costa a longo prazo. Cercas de areia são usadas temporariamente para proteger a areia das dunas - uma jogada inteligente para não perder imediatamente as áreas recém-criadas.

Paralelamente à recuperação da praia, o Glower Harbour será também dragado por cerca de 400 mil euros, removendo cerca de 10 mil toneladas de sedimentos. Isto mostra quão complexo é o conceito de protecção costeira nesta região e que o foco não está apenas nos troços de praia, mas também nas instalações portuárias.

Perspectivas futuras para Rügen

Os esforços para proteger a costa não são apenas cruciais para a preservação da natureza, mas também para a atratividade turística de Rügen. À medida que a obra avança, moradores e turistas podem respirar aliviados: todos os esforços estão sendo feitos para preservar a beleza desta ilha e evitar perdas futuras. Se ainda procura emprego, não se esqueça do mundo Tammo na procura de novos empregos, que oferece apoio a candidatos nas mais diversas áreas.

Em última análise, este projeto mostra que Rügen mantém em mente o passado e o futuro. A preservação de paisagens únicas, fortemente afetadas pelas influências ambientais, exige soluções sustentáveis ​​– e é assim que elas são entregues Jornal do Mar Báltico relatado. Continua a ser emocionante ver como a costa se desenvolverá num futuro próximo.

Mais informações e detalhes sobre as medidas podem ser encontrados no site Governo estadual de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.