A gripe aviária está a espalhar-se: os grous na Pomerânia Ocidental-Rügen são afectados!
Novos casos de gripe aviária na Pomerânia Ocidental-Rügen: As autoridades alertam contra o contacto com aves selvagens e exigem medidas.

A gripe aviária está a espalhar-se: os grous na Pomerânia Ocidental-Rügen são afectados!
No distrito de Vorpommern-Rügen, a situação está a tornar-se cada vez mais grave devido à gripe aviária. Os relatórios atuais falam de novos casos em animais selvagens que ocorreram na região. Um motorista atento trouxe um guindaste moribundo para a delegacia de polícia em Grimmen. Os policiais tiveram então que desinfetar a sala da guarda; isso mostra o quão grave é a situação. Um guindaste doente que não conseguia mais se mover também foi descoberto em Mukran e depois denunciado por um funcionário do serviço de segurança. O consultório veterinário foi informado imediatamente para agir rapidamente. Nesta situação crítica, um caçador resgata o animal sofredor, que posteriormente é recolhido por funcionários da secretaria de obras públicas da cidade Ostsee-Zeitung relatado.
As autoridades alertam fortemente contra a aproximação de animais selvagens. Especialmente nesta época, quando a gripe aviária está a aumentar, os caminhantes e amantes da natureza devem ter especial cuidado. As medidas atuais incluem também a obrigação de manter aves de capoeira em estábulos e o estabelecimento de zonas de proteção e monitorização em vários distritos de Rügen e Stralsund. Pede-se aos avicultores que estejam vigilantes e notifiquem imediatamente os casos suspeitos ao consultório veterinário.
A disseminação generalizada da gripe aviária
A gripe aviária está a espalhar-se cada vez mais na Alemanha e, segundo os especialistas, os estados federais com grande migração de aves são particularmente afectados. Foram registados vários surtos em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Brandemburgo e Baixa Saxónia, que têm consequências dramáticas para a agricultura. Só em Baden-Württemberg, mais de 15.000 animais tiveram de ser mortos numa exploração avícola, e muitos grous e outras espécies de aves aquáticas também foram afetados. Estima-se que cerca de 2.000 grous morreram devido à gripe aviária, de acordo com Tagesschau.
A contaminação e o contato com aves silvestres são extremamente arriscados para os avicultores. O Ministério Federal da Agricultura pediu, portanto, à população que cumpra rigorosamente as medidas de higiene para evitar a propagação do vírus. Em particular, as aves mortas nunca devem ser tocadas e quaisquer descobertas devem ser comunicadas imediatamente às autoridades competentes.
Precauções e regras de conduta
Os perigos representados pela gripe aviária também são importantes para a população em geral. Embora atualmente não haja risco direto para os seres humanos, é aconselhável evitar o contacto com aves mortas. O Instituto Friedrich Löffler deixou claro que o vírus se espalha através de materiais ou animais contaminados. Aplicam-se regulamentações rigorosas nas regiões afetadas para controlar a propagação; Isto inclui zonas de proteção temporária e medidas de vigilância reforçadas. É particularmente importante que os cães sejam proibidos de brincar perto de aves mortas e que sejam necessárias coleiras nas reservas naturais, como o Landkreis Gießen enfatiza.
Conclusão: A questão da gripe aviária continua explosiva em muitas regiões. A população da Pomerânia Ocidental-Rügen e não só deve estar vigilante para proteger tanto os animais como a sua própria saúde. Levando a sério as precauções individuais, todos podem ajudar a prevenir a propagação desta doença perigosa.