Lobos em MV: Ministro pede novas regras de tiro e proteção!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: 28 matilhas de lobos e um número crescente de populações exigem clareza jurídica para proteger e lidar com os lobos.

Mecklenburg-Vorpommern: 28 Wolfsrudel und steigende Populationszahlen erfordern rechtliche Klarheit zum Schutz und Umgang mit Wölfen.
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: 28 matilhas de lobos e um número crescente de populações exigem clareza jurídica para proteger e lidar com os lobos.

Lobos em MV: Ministro pede novas regras de tiro e proteção!

Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (MV), os lobos estão a regressar e a causar muita discussão. De acordo com n-tv existem atualmente 28 matilhas de lobos na região, o que é nove em comparação com o ano anterior, aumentado em abril de 2025, 93 filhotes nasceram em todo o país, que foram confirmados em pelo menos 24 embalagens. Os lobos são agora nativos em quase todos os lugares de MV, até mesmo nas populares ilhas de Rügen e Usedom. O Ministro da Agricultura e Meio Ambiente, Till Backhaus (SPD), está otimista e fala de um estado de conservação favorável da espécie de lobo.

Mas o aumento da população de lobos também traz desafios. Muitos criadores de gado que pastam são cada vez mais confrontados com ataques de lobos, o que aumenta os apelos por regulamentações claras sobre como lidar com os animais. Backhaus está, portanto, apelando ao governo federal para estabelecer regulamentos legalmente seguros para o manejo das espécies de lobos e para a remoção de animais conspícuos. Desafios que estão a dar nos nervos não só ao ministro, mas também aos proprietários dos animais afectados.

Regulamentos e condições de enquadramento legal

Espera-se que seja tomada uma decisão sobre a base jurídica necessária até ao final de novembro de 2025, na Conferência dos Ministros do Ambiente, em Saarbrücken. Até agora, o tiroteio em lobos tem sido controverso. Enquanto os conservacionistas insistem em direitos de protecção abrangentes, os caçadores e os proprietários de animais exigem a regulamentação dos stocks. Os ministros do ambiente de todos os estados federais já concordaram em incluir os lobos nas leis de caça, a fim de regulamentar os lobos problemáticos - uma medida que suscitou reacções mistas por parte da população.

Em Maio de 2025, o Parlamento Europeu votou a favor da redução do estatuto de protecção do lobo de “estritamente protegido” para “protegido”, permitindo o aumento dos tiroteios. Historicamente, o lobo (Canis lupus) foi exterminado na Alemanha no século XIX, mas desde então os lobos imigraram repetidamente sem serem aceites. O lobo só é protegido durante todo o ano na Alemanha desde 1990 e os lobos voltaram a viver permanentemente em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental desde 2006.

Monitoramento e manejo de lobos

A gestão dos lobos na região é realizada em nome do Ministério da Proteção Climática, Agricultura, Áreas Rurais e Meio Ambiente e faz parte de um plano de gestão abrangente desde 2010. O monitoramento da propagação do lobo foi intensificado desde 2009. O CENTRO FEDERAL DE DOCUMENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO SOBRE O ASSUNTO DO LOBO (DBBW) desempenha um papel central na coleta de dados sobre a ocorrência de lobos na Alemanha e autoridades consultivas. Os resultados atuais mostram que foi identificado um novo território de lobos no distrito de Herzogtum-Lauenburg e mostram que a situação permanece dinâmica.

Uma análise das estatísticas mostra que o número de ataques a animais de criação diminuiu em 2024 em comparação com o ano anterior. Ainda assim, foram disponibilizados 780.400 euros em pagamentos compensatórios, o que representa um aumento face ao ano anterior mas fica abaixo do máximo de 2020. No contexto da discussão sobre o lobo em MV, é também feita referência a medidas de prevenção para as quais estavam disponíveis 23,4 milhões de euros de financiamento - um sinal claro de que aqui se está a ter cuidado.

A complexidade da questão dos lobos em MV reflete-se não só no aumento da população, mas também nos diversos interesses que aqui se confluem. O próximo capítulo da história do lobo em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental poderá ser aberto com decisões relevantes já em Novembro de 2025, na próxima conferência ministerial.