20 anos de pastoral de emergência: os salva-vidas do Altmarkkreis comemoram seu aniversário!
A pastoral de emergência no Altmarkkreis Salzwedel comemora 20 anos de compromisso. Atendimento 24 horas por dia para os afetados em situações de crise.

20 anos de pastoral de emergência: os salva-vidas do Altmarkkreis comemoram seu aniversário!
No dia 13 de outubro de 2025, a pastoral de emergência e intervenção em crises do Altmarkkreis Salzwedel celebrou um grande aniversário: 20 anos de trabalho valioso no apoio psicossocial às pessoas necessitadas. Na atmosfera festiva da Igreja Berger, numerosos funcionários de apoio e cidadãos reuniram-se para homenagear este evento especial. A dedicada equipe de mais de 20 voluntários é liderada por Olaf Sturm, que enfatizou a grande importância do trabalho de sua equipe neste dia especial.
Os voluntários estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, para apoiar as pessoas afetadas, familiares, testemunhas e serviços de emergência em situações críticas, como acidentes de trânsito, incêndios ou mortes. O alarme é organizado através do centro de controle Altmark, que também notou um aumento significativo nas operações nos últimos anos. Houve 20 missões em 2019, 30 em 2020 e 27 missões tiveram de ser coordenadas em 2021. Mas o ano de 2025 mostra um aumento drástico com 87 operações documentadas até Outubro – um sinal claro da necessidade de cuidados de emergência psicossocial na região.
Uma rede forte
Ao longo dos anos, a pastoral de emergência estabeleceu-se como uma parte indispensável da gestão de crises. Nos seus discursos, o Superintendente Steffen Doms e o Administrador Distrital Steve Kanitz enfatizaram a importância do apoio psicossocial e da abordagem empática dos voluntários. Este tipo de apoio é de grande importância não só para as pessoas afetadas, mas também para os próprios serviços de emergência, que são confrontados com o sofrimento e a morte em situações extremas.
O atendimento psicossocial de emergência (PSNV) é prestado por equipes de profissionais treinados e voluntários que auxiliam, principalmente em situações de crise. Esses funcionários das áreas de serviços de emergência, controle de desastres, bombeiros e polícia oferecem não apenas ajuda rápida, mas também suporte duradouro por meio de discussões e cuidados pós-operatórios, que visam processar melhor experiências estressantes. “As crises podem ocorrer de diferentes formas e exigir abordagens diferenciadas de apoio psicossocial”, afirma um porta-voz da Johanniter, que também está ativamente envolvida nesta área.
Procurando ajudantes dedicados
Para continuar o seu valioso trabalho, as organizações estão constantemente à procura de novos voluntários que estejam dispostos a ajudar na intervenção em crises e no cuidado pastoral de emergência. Os interessados devem ter abertura, empatia e bom senso das necessidades dos outros. Além disso, é necessário um certo nível de resiliência emocional para que os voluntários possam ajudar eficazmente em várias cidades, de Berlim a Colónia.
A educação e a formação em cuidados de emergência psicossocial seguem directrizes rigorosas para garantir que cada prestador de cuidados tenha o conhecimento necessário para poder agir com competência em situações extremas. Os potenciais ajudantes devem estar preparados para uma formação abrangente que inclua componentes teóricas e práticas e seja conduzida por profissionais experientes.
O aniversário da pastoral de emergência no Altmarkkreis Salzwedel não é apenas uma retrospectiva de 20 anos de ajuda voluntária dedicada, mas também um apelo a todos os que gostariam de se envolver na pastoral de emergência ou na assistência de emergência psicossocial. Como mostram as organizações, o apoio em situações de crise é uma responsabilidade partilhada que diz respeito a cada um de nós.
Para obter mais informações sobre como se envolver no cuidado pastoral de emergência e oportunidades para se tornar ativo, visite: az-online.de, johanniter.de e malteser.de.