Qualidade dos cuidados de saúde na Saxónia-Anhalt: diferenças regionais alarmantes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Altmarkkreis Salzwedel apresenta grandes diferenças nos cuidados em lares de idosos. O atual atlas da qualidade revela dados importantes.

Der Altmarkkreis Salzwedel zeigt hohe Differenzen in der Pflegeheimversorgung. Der aktuelle Qualitätsatlas enthüllt wichtige Daten.
O Altmarkkreis Salzwedel apresenta grandes diferenças nos cuidados em lares de idosos. O atual atlas da qualidade revela dados importantes.

Qualidade dos cuidados de saúde na Saxónia-Anhalt: diferenças regionais alarmantes!

Nos últimos dias, chamou a atenção o Atlas de Qualidade Assistencial, criado pelo AOK Scientific Institute (WIdO). Os dados atuais sobre vários temas de cuidados para residentes de lares de idosos, baseados nos anos de 2022 e 2023, mostram diferenças regionais claras na qualidade dos cuidados. Embora muitos esperem melhorias nos cuidados, infelizmente houve pouco progresso em comparação com a primeira publicação há dois anos. Isso relata Cliques de Magdeburgo.

Afinal, o atlas de qualidade analisa até ao nível distrital, o que ajuda a identificar problemas nos cuidados e a encontrar soluções. A pesquisa mostra que 7,14% dos residentes em lares de idosos em todo o país receberam uma prescrição de longo prazo de benzodiazepínicos, derivados de benzodiazepínicos e substâncias Z em 2023. Os riscos de longo prazo, como vícios e outros problemas de saúde, são particularmente preocupantes. Na Saxónia-Anhalt, contudo, a proporção é positiva, de apenas 2,90%, enquanto no Sarre o valor é muito mais elevado, de 15,88%.

A grande discrepância

Existem grandes diferenças dentro da Saxônia-Anhalt, dependendo do distrito. No distrito de Burgenland, apenas uma pequena proporção de 1,43% recebeu receita permanente, enquanto no distrito de Börde 4,93% são afetados. Outro aspecto é o atendimento oftalmológico aos residentes de lares de idosos com diabetes: em todo o país, 79,15% não receberam nenhum atendimento, na Saxônia-Anhalt essa proporção é um pouco menor, de 78,78%. O valor é particularmente alarmante no distrito de Halle (Saale), onde apenas 64% das pessoas afetadas fizeram exame preventivo.

Os dados do atlas de qualidade mostram que também há necessidade de melhorias no que diz respeito ao risco de quedas. Um total de 16,23% dos residentes em lares de idosos que receberam medicamentos que aumentam o risco de quedas necessitaram de tratamento hospitalar relacionado a quedas em 2023. Saxônia-Anhalt tem o segundo valor mais baixo aqui com 14,48%, enquanto o distrito de Stendal tem o melhor registro com 11,82%. Globalmente, são estes valores que fornecem aos responsáveis ​​informações valiosas para otimizar ainda mais a qualidade dos cuidados nos lares de idosos.

Pílulas para dormir e suas consequências

Outro tema que atinge os idosos na discussão sobre cuidados são os remédios para dormir. Muitas vezes, são prescritos pelas pessoas afetadas sem considerar as consequências a longo prazo. O problema é que muitos idosos nem sequer reconhecem o seu vício. As equipas farmacêuticas são incentivadas a abordar estas questões com sensibilidade, sem falar diretamente de termos como “dependência” ou “vício”. Em vez disso, eles recomendam que se perguntem juntos se o remédio para dormir ainda tem o mesmo efeito que tinha no início. Estas discussões podem contribuir significativamente para a redução da dose ou mesmo para a redução gradual da medicação, o que para muitos leva a uma melhoria nas atividades quotidianas. Como o artigo de Fórum PTA esclarecido, muitos pacientes não têm certeza sobre o ciclo natural do sono e procuram apoio.

Globalmente, o atual Atlas da Qualidade de Enfermagem mostra a importância de monitorizar e ajustar a qualidade dos cuidados em lares de idosos. Esta é a única forma de minimizar os riscos para a saúde e aumentar de forma sustentável a qualidade de vida das pessoas afetadas. Mais informações estão disponíveis no portal online Atlas da qualidade do cuidado encontrar.