Ruído e energia eólica: Novas regras para mais paz e tranquilidade onde você mora!
Em 16 de outubro de 2025, o artigo destaca a situação atual dos projetos de energia eólica em Anhalt-Bitterfeld e os desafios da proteção contra ruído.

Ruído e energia eólica: Novas regras para mais paz e tranquilidade onde você mora!
A discussão sobre a energia eólica na Alemanha está ganhando força. Nas últimas semanas, houve repetidos protestos contra a expansão dos parques eólicos. Em particular, as distâncias entre as turbinas eólicas e os edifícios residenciais são o foco do debate público. Embora não existam distâncias mínimas uniformes definidas em muitas regiões, os regulamentos em alguns estados federais mostram valores de orientação de 800 a 1.000 metros. No entanto, estas distâncias não são obrigatórias em todos os lugares e variam dependendo dos regulamentos estaduais de construção, o que permanece incompreensível para muitos residentes. Assim MDR relatórios, existem dois níveis cruciais: controlo da poluição e legislação de construção e planeamento.
Se olharmos para a situação jurídica, o controlo da poluição é particularmente importante. As autoridades são obrigadas a verificar se os limites de ruído estão a ser respeitados nos edifícios residenciais, especialmente à noite. São necessárias previsões sólidas para garantir que os requisitos legais sejam cumpridos. Possíveis requisitos, como o desligamento das turbinas eólicas à noite, podem ser ordenados pelas autoridades para garantir períodos de descanso aos residentes.
Proteção contra ruído em foco
A Lei Federal de Controle de Imissões (BImSchG), em vigor desde 1974, visa proteger a população de ruídos nocivos. Licenças de controle de emissões também são necessárias para turbinas eólicas com mais de 50 metros de altura. Os requisitos de aprovação devem ser cumpridos para garantir que não haja desvantagens ou incômodos significativos para os vizinhos. O Fórum Jurídico analisa os desafios associados e o quadro jurídico que se aplica às instalações comerciais.
As diretrizes de emissão variam consideravelmente dependendo do tipo de área. Em áreas residenciais em geral, é permitido um máximo de 55 dB(A) durante o dia e 40 dB(A) à noite. Os valores são ainda mais baixos para zonas puramente residenciais, o que mostra que a proteção acústica é particularmente importante para a população residente. Excedências de curto prazo dos valores de referência são permitidas em certas circunstâncias, mas a questão do ruído deve ser cuidadosamente considerada na construção de turbinas eólicas, a fim de não pôr em risco a qualidade de vida dos residentes locais.
O papel da energia eólica para o futuro
A energia eólica é vista como o núcleo do fornecimento de energia sustentável e para alcançar as metas climáticas. Assim Agência Federal do Meio Ambiente Conforme explicado, os ruídos das turbinas eólicas são frequentemente objeto de discussão pública. Deve-se notar que deve haver uma proteção legal clara contra ruídos nocivos. A exposição total no ponto de emissão não deve exceder os valores de referência especificados. As emissões sonoras das turbinas eólicas devem ser avaliadas de acordo com as “Instruções Técnicas para Proteção contra Ruído” (TA Rausch), e informações especiais sobre proteção contra ruído complementam as diretrizes.
Os moradores que tenham problemas com o ruído dos aerogeradores podem entrar em contato com os operadores dos aerogeradores, bem como com o município responsável ou com a secretaria ambiental. Estes contactos são legalmente obrigados a garantir uma boa cooperação.
A aceitação social dos projectos de energia eólica depende crucialmente de como pode ser alcançado o equilíbrio entre as necessidades ecológicas e as preocupações locais. Uma boa mão no planeamento e na implementação pode fazer a diferença crucial e, assim, garantir o progresso e a paz na vizinhança.