Estábulos obrigatórios no distrito de Anhalt-Bitterfeld: proteção contra a gripe aviária!
O distrito de Anhalt-Bitterfeld está tomando medidas contra a gripe aviária com estábulos obrigatórios de 4 de novembro a 3 de dezembro de 2025.

Estábulos obrigatórios no distrito de Anhalt-Bitterfeld: proteção contra a gripe aviária!
No distrito de Anhalt-Bitterfeld existem actualmente medidas rigorosas para combater a gripe aviária, também conhecida como gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP). De 4 de Novembro a 3 de Dezembro, todos os avicultores de todo o distrito são obrigados a ter um estábulo. Isto é relatado pelo MZ. Os animais só poderão ser mantidos em estábulos fechados ou sob dispositivos especiais que impeçam o contacto com aves selvagens e seus excrementos.
Além disso, são proibidas quaisquer exposições, mercados e competições com aves e pombos. A caça de aves de caça também permanece proibida durante este período. Todos os proprietários, caso ainda não o tenham feito, devem registar a sua guarda de animais no Departamento de Defesa do Consumidor, Saúde e Assuntos Veterinários.
Regras de higiene importantes a observar
A autoridade apela aos proprietários de animais para que cumpram medidas rigorosas de higiene. Isto inclui proteger os alimentos e a água do acesso de aves selvagens. As mãos devem ser cuidadosamente lavadas e desinfetadas antes e depois de visitar os estábulos. Animais mortos ou suspeitos não devem ser tocados e devem ser comunicados imediatamente ao distrito.
Os criadores de aves, como galinhas, patos ou pombos, são obrigados a registar a sua empresa junto da autoridade responsável. Neste cadastro deverão constar o nome, endereço, número de animais, bem como o tipo de utilização e localização. As alterações devem ser comunicadas imediatamente. Estes regulamentos fazem parte dos regulamentos sobre gripe aviária que existem desde 15 de outubro de 2018 e são aplicados pelo Agência Federal de Agricultura e Alimentação tornar-se mais concreto na Alemanha.
Avisos de riscos adicionais
As autoridades de saúde aconselham cautela e cumprimento rigoroso das normas de higiene para evitar a propagação de casos da doença. Em particular, o Instituto Friedrich Loeffler (FLI) menciona o aumento de infecções em aves selvagens nas suas observações actuais. Isto pode indicar um possível risco de infecção para aves domésticas.
Nesta situação tensa, medidas conscientes e acções responsáveis por parte dos criadores de aves de capoeira podem ser capazes de prevenir surtos mais graves de gripe aviária. O distrito apela a todos os envolvidos para que mantenham os mais elevados padrões de higiene. Resta saber como a situação evoluirá e se as medidas tomadas conduzirão a uma estabilização da situação.