Vernissage em Haldensleben: Descubra a vida das mulheres na Alemanha dividida!
A inauguração da exposição “Mulheres na Alemanha Dividida” no dia 30 de setembro em Haldensleben mostra a realidade da vida das mulheres.

Vernissage em Haldensleben: Descubra a vida das mulheres na Alemanha dividida!
Na preparação para o 35º Dia da Unidade Alemã, em 30 de setembro de 2025, haverá um evento emocionante Vernissage A exposição “Mulheres na Alemanha Dividida” acontecerá na KulturFabrik Haldensleben. Organizado pelo responsável pela igualdade de oportunidades do distrito de Börde, LaNA e.V. e o Alsteinklub, a celebração começa às 15h30. A noite inclui abertura oficial, palestra e debate com a curadora Clara Marz.
Esta exposição pretende retratar a realidade da vida das mulheres na República Federal e na RDA durante as décadas de 1970 e 1980. Em 20 cartazes, são discutidas as diferenças e semelhanças na vida quotidiana das mulheres em ambos os estados alemães e questionados clichés comuns sobre as mulheres ocidentais e orientais. Um aspecto central é a discussão sobre a busca da autodeterminação num sistema fortemente dominado pelos homens, que apresentou desafios diferentes para as mulheres em ambas as partes da Alemanha.
Um olhar para o passado
Paralelamente à inauguração em Haldensleben, a exposição também está em Arquivos Federais pode ser visto em Leipzig de 1º de julho a 31 de dezembro de 2025. Está aberto de segunda a sexta, das 8h00 às 18h00. e sábados e domingos das 10h00 às 18h00. A entrada é gratuita e a exposição também aborda a realidade da vida das mulheres nos dois estados alemães. O objetivo é tornar visíveis as diversas experiências e mostrar semelhanças e diferenças nas realidades da vida germano-alemã.
As discussões sobre feminismo e igualdade ganharam força no período após a queda do Muro de Berlim. Como Cultura alemã funk relatórios, a década de 1990 foi marcada pela participação do movimento das mulheres na Mesa Redonda Central, onde antigas e novas forças políticas lutaram por influência. As mulheres fizeram campanha veementemente por questões sociais e questões políticas das mulheres. No entanto, as esperanças de igualdade muitas vezes permaneceram por concretizar, sobretudo devido à exclusão política e às dificuldades em lidar com questões de género.
Uma partida para um novo tempo
Durante este período, muitas mulheres deixaram a RDA, o que intensificou ainda mais a discussão sobre os desafios e o novo papel da mulher na sociedade. O apelo à igualdade e a mais direitos para os homens no cuidado das crianças tornou-se forte. Enquanto algumas mulheres assumiram o papel de donas de casa, outras descobriram novas possibilidades e exigiram uma influência activa na formação da sociedade futura.
A exposição “Mulheres na Alemanha Dividida” não só chama a atenção para o passado, mas também oferece uma plataforma para discussões sobre como as mulheres podem afirmar-se numa sociedade em mudança. Para os visitantes interessados, há mais informações nos sites dos respectivos organizadores: Contate a KulturFabrik Haldensleben através da Sra. Katja Klommhaus no Tel.: 03904-7240 1301 ou via e-mail para egalstellung@landkreis-boerde.de e no Arquivo Federal através do e-mail leipzig.stasimodellearchiv@bundesarchiv.de.