Naumburg celebra a festa da cereja: tradição e história combinadas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Naumburg celebra o festival da cereja, que remonta ao cerco hussita em 1432. Experimente tradição, desfiles e muito mais!

Naumburg feiert das Kirschfest, das auf eine Hussitenbelagerung von 1432 zurückgeht. Erleben Sie Tradition, Umzüge und mehr!
Naumburg celebra o festival da cereja, que remonta ao cerco hussita em 1432. Experimente tradição, desfiles e muito mais!

Naumburg celebra a festa da cereja: tradição e história combinadas!

Enquanto as cerejas amadurecem em Naumburg, a cidade volta a ser palco de uma das festas mais tradicionais da Alemanha, o Festival da Cereja. No dia 27 de junho de 2025, moradores e visitantes celebrarão a história que remonta a 1432. Os historiadores não concordam inteiramente se a origem do festival é baseada em uma história verdadeira ou em uma invenção dos comerciantes de Naumburg; Mas uma coisa é certa: a lenda que rodeia o general hussita Andreas Prokop não é apenas um dos muitos contos de fadas esotéricos, mas está ancorada como património cultural há séculos.

A história fala de um dramático cerco de Naumburg pelos hussitas, que ocorreu em vingança pelo consentimento do bispo de Naumburg, Gerhard von Goch, para a execução do reformador Jan Hus. No momento em que a situação dos Naumburgers era tensa e a fome e o perigo de epidemias eram evitados, um professor desenvolveu uma ideia corajosa: conduziu os seus alunos com camisas mortuárias brancas diante do exército hussita sitiante para implorar pela vida das crianças. Este gesto chocante tocou Procópio, que deu cerejas às crianças e depois concordou em levantar o cerco. Assim a Festa da Cereja passou a ser uma comemoração anual deste corajoso acontecimento, levado pelos ares da cidade e pelo canto da festa que canta a história

Tradição e celebrações

O Festival da Cereja é um verdadeiro deleite para os sentidos e um dos festivais mais bonitos da Alemanha Central. O festival é celebrado anualmente no Vogelwiese, onde vários clubes de Naumburg organizam atividades e montam tendas festivas. O destaque do festival é o desfile histórico, que desfila pelas ruas de Naumburg e atrai muitos voluntários como artistas. Em particular, a representação cênica da cena do arauto e de Procópio na praça do mercado é uma necessidade absoluta. Aqui a trégua é simbolizada pelo ensino de uma taça de vinho, o que representa um desafio desportivo nas altas temperaturas do verão.

As raízes desta celebração remontam ao século XVI, como mostram antigos relatos camarários. No século XVII, o festival foi associado ao cerco hussita. Sempre há relatos nas tradições sobre as crianças de camisa branca, que até hoje chegaram ao centro da festa folclórica. Estas histórias ganham vida na Festa da Cereja e atraem não só locais, mas também turistas de longe.

Uma festa para todos os sentidos

A festa da cereja é uma festa para os olhos e ouvidos, mas também para o paladar. Das cerejas aos salgados, são inúmeras as iguarias que fazem da festa uma experiência culinária. A celebração prolonga-se até altas horas da noite com bebidas frescas e música alegre. O Festival da Cereja não só oferece uma oportunidade de reunião, mas também é uma celebração da comunidade que perdurou ao longo dos tempos.

Em resumo, a Festa da Cereja é muito mais do que uma celebração; é um pedaço vivo da história que o povo de Naumburg não quer perder. O grande desfile histórico e a missa de Pedro e Paulo refletem a valorização desta tradição. Uma festa que dá continuidade a uma parte da sua história com cada cereja que se come e faz brilhar o coração da cidade.