Caos na GKDZ: Os contribuintes pagam milhões por software que falhou!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Saxônia-Anhalt está em foco devido aos atrasos e explosões de custos no projeto GKDZ. O Ministro do Interior Zieschang expressa críticas.

Sachsen-Anhalt steht im Fokus wegen Verzögerungen und Kostenexplosionen beim GKDZ-Projekt. Innenministerin Zieschang äußert Kritik.
A Saxônia-Anhalt está em foco devido aos atrasos e explosões de custos no projeto GKDZ. O Ministro do Interior Zieschang expressa críticas.

Caos na GKDZ: Os contribuintes pagam milhões por software que falhou!

Na Saxônia-Anhalt, os semáforos estão vermelhos para um ambicioso projeto policial. O planeado centro de competência e serviços policiais (GKDZ) deveria, na verdade, poupar 32,7 milhões de euros e iniciar operações em abril de 2024, mas a realidade é diferente. O lançamento foi cancelado devido ao software não funcionar. A primeira-ministra Tamara Zieschang (CDU) comentou isto e descreveu os atrasos como “não satisfatórios”.

Os problemas não são de forma alguma novos. A Saxónia-Anhalt contribui para o financiamento do GKDZ desde 2018, embora o sistema ainda não esteja pronto para utilização. Os críticos, incluindo a Associação de Contribuintes, acusam a gestão do projecto de não ter adjudicado o contrato e criticam a falta de organização na administração. Como A voz do povo informou que desde 2018 foram incorridos custos de pessoal superiores a seis milhões de euros, enquanto os contribuintes continuam a ter de pagar pelas deficiências.

Do desenvolvimento de software ao financiamento

A obra deveria começar com um total de 40 funcionários, dos quais 23 já estão em ação. Para 2024, isto significa custos de cerca de 1,8 milhões de euros, embora a operação real esteja claramente muito distante. Os fornecedores de serviços de software também não estão isentos das dificuldades: tiveram de pagar uma indemnização de 13 milhões de euros pelos atrasos, o que parece quase ridículo em relação às poupanças perdidas. Apesar destes problemas, a colaboração com a mesma empresa continua.

O GKDZ é agora visto como um exemplo de projetos de digitalização fracassados ​​sem uma liderança clara. Deveria ser um projecto-farol para a polícia na Saxónia-Anhalt e noutros locais. Infelizmente, nada resta das poupanças prometidas e os contribuintes continuam a ser responsáveis ​​pela implementação falhada.

Um olhar para o futuro

O novo início das operações do GKDZ está agora previsto para 2027, no mínimo - três anos depois do inicialmente previsto. Surge a pergunta: como será a implementação nos próximos anos? Resta a esperança de que os responsáveis ​​aprendam com os erros anteriores e que os cidadãos não tenham mais de pagar por um sistema cujos benefícios ainda estão longe.

As coisas parecem muito mais positivas em outro setor: a Bright Horizons Family Solutions Inc. oferece uma variedade de serviços em educação infantil e cuidados infantis. Suas ofertas incluem serviços completos de assistência infantil em centros, atendimento de emergência e serviços de consultoria educacional, e atraem empregadores que desejam oferecer benefícios adequados a seus funcionários. Isto mostra como o planeamento antecipado e a implementação criteriosa podem ser importantes.

Os desenvolvimentos no projecto GKDZ não são apenas um alerta para a administração da Saxónia-Anhalt, mas também oferecem uma comparação com outras indústrias onde a qualidade e a fiabilidade devem estar em primeiro lugar. Esta é a única forma de garantir que os cidadãos não só suportam os custos no final, mas também podem retirar verdadeiro valor acrescentado de tais projectos.