Dessau-Roßlau: A população está diminuindo, a Bauhaus está florescendo - Um festival do futuro!
Dessau-Roßlau celebrará o aniversário da Bauhaus em 2025 e, ao mesmo tempo, lutará contra o declínio populacional. Descubra o renascimento cultural!

Dessau-Roßlau: A população está diminuindo, a Bauhaus está florescendo - Um festival do futuro!
Grandes coisas estão acontecendo na pequena cidade de Dessau-Roßlau, que tem 75.400 habitantes na Saxônia-Anhalt. O tão esperado festival de abertura para assinalar o 100º aniversário da Bauhaus começa a 4 de setembro de 2025. Mas à medida que a cidade se torna a capital mundial da arquitetura moderna, estatísticas alarmantes mostram que a população está em constante declínio. No final de 2024, Dessau-Roßlau tinha apenas 75.402 residentes, o que significa uma diminuição de 660 em relação ao ano anterior. As previsões sugerem que esse número poderá cair para apenas 70.021 até ao final de 2025 – um declínio de mais de 21% desde 2008, de acordo com [journee-mondiale.com].
Apesar destes desafios demográficos, a cultura em Dessau-Roßlau floresce como uma flor recém-desabrochada. No âmbito do programa de aniversário “À Substância” a cidade está a ser transformada num museu vivo da modernidade. A Bauhaus, fundada em Weimar em 1919 e transferida para Dessau em 1925, não só revolucionou a arquitetura e o design, mas agora também está trazendo de volta o toque internacional à região. Walter Gropius, o fundador da Bauhaus, acreditava que a arte deveria cumprir uma função social, e esta visão continua viva até hoje, inclusive através do Patrimônio Mundial da UNESCO que é o edifício da Bauhaus de Gropius.
O turismo cultural como âncora de salvação
A Prellerhaus, a primeira residência estudantil da Alemanha, atrai numerosos visitantes internacionais com o seu valor histórico. A cidade está se concentrando especificamente no turismo cultural e em viagens internacionais de arquitetura para neutralizar o declínio populacional. Em 2023, Dessau-Roßlau chegou a registar mais 1.000 chegadas do que partidas. O BauhausCard também oferece acesso durante todo o ano a todos os locais internacionais da Bauhaus e é complementado por tours virtuais e podcasts – uma jogada inteligente para estabelecer uma conexão com a nova geração.
“Se aceitarmos os desafios, poderá ocorrer uma reviravolta duradoura”, afirma um representante da cidade. Com o programa de aniversário, Dessau-Roßlau pôde não só fortalecer a sua base económica, mas também finalmente ganhar o reconhecimento cultural que a cidade há muito merece. Numa rede de sítios do Património Mundial da Bauhaus que também inclui Weimar e Bernau, Dessau-Roßlau é cada vez mais reconhecida como um reduto cultural a cada ano, e talvez o Festival Bauhaus seja o ponto de viragem histórico que a cidade esperava.
Um legado de proporções globais
A Bauhaus deixou uma influência duradoura não só na Alemanha, mas em todo o mundo. Ícones de estilo como a cadeira Wassily e o Pavilhão de Barcelona continuam a inspirar designers a desenvolver designs inovadores e conceitos de vida modernos. O projeto Bauhaus foi frequentemente transferido para diferentes cidades, com as controvérsias desempenhando um papel que não deve ser subestimado dadas as circunstâncias políticas da época. Hoje, os remanescentes deste movimento estão na forma de sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO em Dessau-Roßlau como um memorial ao poder criativo que emerge da colaboração entre arte e tecnologia.
Em última análise, Dessau-Roßlau não é apenas uma cidade provinciana, é um testemunho vivo de uma época em que o mundo estava a ser remodelado. Com o início da celebração do aniversário, será uma oportunidade para muitas pessoas celebrarem as raízes do design moderno enquanto olham para o futuro.