Locomotivas a vapor de volta ao Brocken: proibição estrita de fumar com multas elevadas!
As locomotivas a vapor no Harz estão circulando novamente no Brocken, à medida que a proibição de fumar e o aumento das multas combatem os riscos de incêndio florestal.

Locomotivas a vapor de volta ao Brocken: proibição estrita de fumar com multas elevadas!
As locomotivas a vapor do Harzer Schmalspurbahnen (HSB) estão de volta às rotas para o cume do Brocken. Depois de apenas locomotivas a diesel terem sido usadas desde o final de junho devido ao aumento do risco de incêndios florestais, as populares locomotivas a vapor agora podem circular novamente entre Drei Annen Hohne e Brocken a partir de terça-feira. Com oito viagens diárias, são uma grande atração que atrai visitantes de perto e de longe. Mas recomenda-se cautela aqui!
O clima é imprevisível e as preocupações com os incêndios florestais são elevadas. Portanto, aplicam-se regras mais rigorosas. “A proibição de fumar em todos os comboios HSB e nas plataformas deve agora ser levada ainda mais a sério”, sublinha o HSB. Ao aumentar drasticamente a multa de 60 euros para 250 euros por violações, queremos enviar um sinal claro de que fumar dentro e à volta dos comboios não será tolerado. A proibição aplica-se não apenas aos cigarros, mas também aos cigarros eletrónicos. O cumprimento da proibição é monitorado intensamente pelos comissários de trem e pelas forças de segurança”, relata o MDR.
Perigo de incêndios florestais nas montanhas Harz
Porquê estas medidas rigorosas? As ferrovias de bitola estreita do Harz estabeleceram como objetivo evitar ativamente os incêndios florestais. Nos níveis de perigo de incêndio florestal 4 e 5, eles puxam a corda: então, apenas locomotivas a diesel podem circular até Brockenspitze. As locomotivas a vapor, consideradas mais perigosas pela geração de faíscas e cinzas, só voltam a ser utilizadas quando as condições são adequadas. “Decidimos, num diálogo com várias partes envolvidas, incluindo o Ministro Florestal da Saxónia-Anhalt, Sven Schulze, que o HSB não pode mais ser visto como a única causa de possíveis incêndios florestais”, acrescentou. A voz do povo.
O turismo é um grande tema no Harz, e os passeios de locomotiva a vapor são uma verdadeira atração. Porém, sem condições meteorológicas adequadas e restrições rigorosas, os passageiros têm de recorrer a outros meios de transporte. No nível 5 de perigo de incêndio florestal, são utilizadas locomotivas a diesel. “Antes desta mudança, muitas vezes os avisos só eram dados quando os passageiros eram apanhados a fumar nos comboios. Mas agora a regulamentação está a ser levada a sério”, afirma. Dia 24 fora de.
O regresso das locomotivas a vapor e a proibição mais rigorosa de fumar não são apenas uma questão de diversão, mas também uma medida importante para proteger as belas florestas de Harz. Especialmente na actual época, quando a seca e o calor trazem consigo muitos riscos de incêndio, cabe a todos nós agir de forma responsável. Então, vá para o passeio de locomotiva a vapor e deixe os cigarros em casa!