Onda de calor no Harz: Corpo de Bombeiros alerta sobre incêndios florestais devastadores!
Calor no Harz: Perigo alarmante de incêndios florestais devido a temperaturas extremas e secas. Corpo de Bombeiros alerta sobre fogos de artifício e chamas abertas.

Onda de calor no Harz: Corpo de Bombeiros alerta sobre incêndios florestais devastadores!
A onda de calor que atinge actualmente toda a Europa não se fica pela Alemanha. Hoje, 3 de julho de 2025, são observadas temperaturas em torno de 37 graus no país, colocando os meteorologistas em alerta. Em particular, a seca persistente e a baixa pluviosidade dos últimos meses conduziram a um risco preocupante de incêndios florestais, especialmente nas montanhas Harz. [news38.de].
Estas condições alarmantes já levaram aos primeiros incêndios florestais nas montanhas Harz, o que pôs em acção o comando de emergência local. No dia 30 de junho, foram observados fogos de artifício no Teufelsmauer, o que gerou diversos chamados de emergência devido às nuvens de fumaça. Não só os bombeiros alertam com urgência contra o uso de chamas abertas e fogos de artifício na região, mas os moradores também se surpreendem com essa insensibilidade em tempos de grave perigo de incêndio.
Condições climáticas extremas na Europa
A situação na Alemanha faz parte de um problema europeu mais vasto. [fr.de]. Na Itália, duas pessoas morreram devido ao calor opressivo, enquanto na França, uma menina de 10 anos morreu em Versalhes após sofrer de desconforto causado pelo calor. A própria Alemanha registou um recorde de calor de 37,8 graus em Kitzingen no dia 2 de julho e terá de esperar temperaturas até aos 40 graus hoje.
A extensão da crise também é evidente nas evacuações relacionadas com incêndios florestais. Cerca de 100 pessoas foram levadas para um local seguro em uma instalação para pessoas com deficiência grave em Gohrischheide, já que o incêndio se espalhou por cerca de 600 hectares de terra. Em Brandemburgo, o risco de incêndios florestais já levou à evacuação de um distrito onde os residentes foram levados para um local seguro num curto espaço de tempo.
Advertências e medidas de prevenção
As autoridades aconselham a população a informar-se sobre o actual nível de perigo dos incêndios florestais e a agir em conformidade. zeit.de relata que existe um risco extremamente alto de incêndios florestais em vários estados federais, incluindo Brandemburgo, Baviera e Saxônia-Anhalt. O corpo de bombeiros alerta com urgência sobre o risco de incêndio causado por sistemas de exaustão quentes e insta as pessoas a respeitarem a proibição de fumar e a terem cuidado ao grelhar.
Os desafios relacionados com o calor não afetam apenas a segurança, mas também o tráfego ferroviário, que sofre muito com o calor no norte da Alemanha. Cancelamentos e atrasos estão agora na ordem do dia, o que gera inquietação entre os passageiros.
Com esta mensagem de advertência, é fundamental que todos assumam a responsabilidade de proteger a si próprios e aos outros. A natureza e as regiões a ela associadas são sensíveis - vamos tratá-las com cuidado!