Alarme de crise no Harz: retirada de água drasticamente restringida devido à seca!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O distrito de Harz restringirá a retirada de água de corpos d'água a partir de 1º de julho de 2025 devido à seca. Impacto no meio ambiente e nas plantas.

Landkreis Harz schränkt ab 1. Juli 2025 Wasserentnahme aus Gewässern wegen Trockenheit ein. Auswirkungen auf Umwelt und Pflanzen.
O distrito de Harz restringirá a retirada de água de corpos d'água a partir de 1º de julho de 2025 devido à seca. Impacto no meio ambiente e nas plantas.

Alarme de crise no Harz: retirada de água drasticamente restringida devido à seca!

No distrito de Harz, a extração de água de águas superficiais e subterrâneas é estritamente restrita. A razão para esta medida são os períodos persistentes de seca, que causaram níveis de água alarmantes na região no primeiro semestre de 2025. Como o FAZ reportados, os níveis das águas subterrâneas no distrito estão abaixo dos valores médios plurianuais. Massas de água como Warme e Kalte Bode, Selke, Holtemme e Goldbach, que foram gravemente afetadas devido à baixa pluviosidade dos últimos meses, são particularmente afetadas.

Para contrariar isto, o distrito de Harz emitiu um decreto geral que entrará em vigor em 1 de julho de 2025 e é válido até 30 de setembro de 2025. Este decreto, que ruidosamente Distrito de Harz também está sujeito a revogação, proíbe totalmente a retirada de água de águas superficiais. Existem também restrições à extracção de águas subterrâneas para fins de irrigação. Também é proibida a utilização de ajudas técnicas para retirada de água, com efeito imediato.

A situação no local

Os baixos níveis de água, especialmente no sopé do Harz, já são perceptíveis. Em 30 de junho de 2025, 15 dos 21 medidores registraram níveis abaixo da baixa vazão média (MNQ). Apenas alguns medidores no Alto Harz e abaixo das barragens de Zillierbach e Rappbode ainda conseguiram mostrar um ligeiro transbordamento para o MNQ. Estes persistentes baixos níveis de água põem em perigo não só a vida aquática, mas também as plantas que prosperam nas margens.

Um aspecto particularmente crítico é o aumento da necessidade de água que surge devido aos meses quentes e secos do verão, com altas taxas de evaporação. As limitadas opções de irrigação são, portanto, vistas com preocupação por muitas empresas agrícolas afectadas. O cumprimento da nova regulamentação será rigorosamente monitorizado e as violações poderão ser punidas com multas até 50 mil euros.

Olhando para as mudanças climáticas

Estes desenvolvimentos estão directamente relacionados com os efeitos duradouros das alterações climáticas, conforme também descrito no projecto WADKlim. Isso examina isso Agência Federal do Meio Ambiente os efeitos da seca e da seca na disponibilidade de água na Alemanha. O objectivo é compreender melhor os conflitos futuros sobre a utilização da água e desenvolver estratégias de solução adequadas. Finalmente, estamos num momento em que as alterações climáticas desafiam tanto os recursos hídricos como os princípios ecológicos.

Resta saber como os meses de verão tropical conseguirão lidar com estes desafios nos próximos anos e que medidas a longo prazo serão necessárias para garantir de forma sustentável a disponibilidade de água na Alemanha.