Após o desastre do incêndio: Fortuna Dingelstedt está comemorando um retorno!
Após um incêndio devastador em sedes de clubes nas montanhas Harz, estão em andamento planos de reconstrução e campanhas de arrecadação de fundos. Detalhes e planos de fundo.

Após o desastre do incêndio: Fortuna Dingelstedt está comemorando um retorno!
Os pés do SV Fortuna em Dingelstedt am Huy voltaram a ter terreno sólido. Depois de um incêndio devastador em março de 2023 que reduziu a sede do clube a escombros, os responsáveis estão agora otimistas de que os jogos possam continuar sob os contentores atualmente instalados. Através de inúmeras doações, tornaram possíveis soluções temporárias, disponibilizando vestiários e chuveiros. A tragédia do incidente se reflete não apenas na perda da sede do clube, mas também nas instalações destruídas do clube de tiro local. O presidente Ulrich Rittmüller descreve a situação como uma “catástrofe” – mais de cem anos de história do clube e muitos troféus foram irremediavelmente perdidos.
O incêndio, que começou na cozinha da sede do clube, causou danos materiais significativos, estimados em até um milhão de euros. Os danos ao edifício foram tão graves que o mesmo fica inacessível devido ao risco de desabamento. Mas apesar deste enorme desafio, os responsáveis do clube estão ansiosos: a construção de um novo clube está prevista para começar no inverno de 2023, o que é um pequeno raio de esperança depois da escuridão.
O incêndio é devido a incêndio criminoso?
Outro incêndio na região levanta questões. Na noite de segunda-feira, 12 de agosto, um clube em Berger Heisterkamp pegou fogo. Como o República Checa Segundo relatos, o incêndio começou em dois contêineres que serviam como depósitos. Isto rapidamente se espalhou para outros contentores e para a sede do clube de madeira, resultando em danos materiais no valor de 50.000 euros. A polícia iniciou uma investigação porque recentemente ocorreram incidentes semelhantes em outros clubes.
O TuS, que utiliza o espaço de armazenamento em conjunto com o FC Firat, pretende uma reconstrução rápida para manter o tempo até à normalidade o mais curto possível. O FC Firat Bergen também está planejando um apelo de arrecadação de fundos para coletar materiais de reposição para os materiais destruídos no incêndio, incluindo bancos, geladeiras e equipamentos esportivos. Até ao momento já foram recebidos 400 euros, o que mostra que a coesão na comunidade é forte. Os interessados podem dirigir as suas preocupações diretamente à associação e, caso tenham alguma dúvida ou doações em espécie, contactar hayrettin-aclan@hotmail.de ou pelo telefone 0162-2926855.
Uma olhada nas estatísticas de segurança contra incêndio
A frequência destes incêndios pode ser alarmante e a SE já publicou estatísticas abrangentes sobre as causas dos incêndios. A prevenção de incêndios em sedes de clubes deverá ser abordada com vigor no futuro, a fim de evitar os mais de 1.000 danos ocorridos nos últimos anos.
Apesar dos desafios, os clubes estão determinados a reerguer-se, preservar a sua identidade histórica e fortalecer a sua comunidade. Há muita solidariedade na região para curar as feridas e moldar um novo futuro.