Novo lince no Harz: esperança para uma mudança na proteção das espécies!
Um novo lince reprodutor da Suíça chegou às montanhas Harz. O projeto promove a preservação da população de linces na Europa.

Novo lince no Harz: esperança para uma mudança na proteção das espécies!
Um novo lince reprodutor encontrou seu lar no recinto de linces de Bad Harzburg. O menino de seis anos, originário da Suíça, chegou à Alemanha no início de julho após um transporte bem-sucedido. O chefe do projeto Harz Lynx, Ole Anders, ficou satisfeito com a chegada. “Ele já passou o primeiro fim de semana no Harz e está bem”, diz Anders, que também aponta para uma tentativa fracassada em junho de 2022, quando um lince escapou e mais tarde foi solto na natureza na Saxônia.
No início, o lince foi mantido em quarentena em Sachsenhagen. Durante os exames não foram encontrados problemas de saúde no animal, o que certamente agradará a todos os amantes do lince. Seu novo habitat é atualmente um complexo natural em Bad Harzburg, onde inicialmente se esconde em uma área que não pode ser vista. Nos próximos dias há planos para transferi-lo para um recinto público.
Urgência do programa de melhoramento
Devido à guerra na Ucrânia, transportar uma fêmea reprodutora do zoológico de Kiev é ainda mais complicado. Esta fêmea destina-se ao novo lince e foi alocada como parte de um programa internacional de criação. Mas as fêmeas reprodutoras são actualmente escassas, o que aumenta a urgência do transporte. “A fêmea reprodutora traz uma nova linhagem para o programa de reprodução para evitar o risco de endogamia”, enfatiza Ole Anders.
Globalmente, o programa de reprodução da Associação Europeia de Zoológicos é crucial para manter a população de linces na Europa. A prole esperada não deve apenas ser utilizada para projetos de proteção de espécies para soltura na natureza, mas também contribuir para a continuação do programa de reprodução. O Parque Nacional Harz é uma excelente iniciativa que está ativamente envolvida no programa europeu de reprodução conservacionista do lince, como confirma o diretor do parque nacional, Dr. Roland Pietsch.
Desenvolvimentos e desafios agradáveis
A reintrodução do lince no Harz já conduziu a uma população de lince estável e supra-regional. Existem atualmente cerca de uma centena de linces que vivem nas montanhas Harz, depois de os animais terem sido introduzidos repetidamente entre 2000 e 2006. Mais recentemente, um lince foi libertado na natureza em Solling. Apesar destes sucessos, novas medidas de apoio ao lince são essenciais para garantir a continuação da existência destes tímidos animais solitários.
O lince é a maior espécie de felino da Europa e necessita de florestas intactas com um abastecimento alimentar adequado e locais tranquilos para criar as suas crias. Em 1850 esta espécie estava quase extinta em muitas partes da Europa. Por conseguinte, ainda são necessários programas intensivos de protecção e reintrodução, especialmente para a subespécie ameaçada do lince dos Balcãs que vive no sul dos Balcãs.
A EuroNatur e outras organizações estão empenhadas em difundir o conhecimento sobre os linces e proteger os seus habitats, o que é extremamente importante dados os desafios que enfrentamos hoje. Jornal Borken e Parque Nacional Harz relatório sobre os progressos positivos e a situação no Harz durante EuroNature aponta as medidas de proteção necessárias. Somente juntos será possível garantir a continuidade da existência destes animais fascinantes.