Incêndio florestal no Harz: área perto de Goslar reaberta após trabalhos de extinção!
Após o incêndio florestal no Harz, perto de Goslar, a área afetada foi reaberta. O Corpo de Bombeiros continua de plantão para fiscalizar.

Incêndio florestal no Harz: área perto de Goslar reaberta após trabalhos de extinção!
Após o intenso trabalho de combate a incêndios em Königsberg, perto de Goslar, os amantes da natureza podem alegrar-se: a área florestal foi reaberta. Como NDR relatado, o alerta para a área afetada foi suspenso depois que a operação do corpo de bombeiros foi praticamente concluída. No entanto, os guardas das chamas permanecem vigilantes porque o perigo das brasas ainda está presente. A autoestrada em direção a Wolfsburg foi fechada por dois dias e também foram criados desvios para direcionar o tráfego sem interrupções.
O incêndio, que deflagrou no dia 22 de junho e se espalhou por uma área de cerca de sete hectares - o equivalente a cerca de dez campos de futebol - foi um grande desafio para os 1.560 bombeiros destacados nas montanhas Harz. Graças ao apoio de uma aeronave de combate a incêndios, que só pôde operar esporadicamente devido aos fortes ventos, e do drone “Bruxa”, que utiliza coordenadas GPS para localizar brasas, o trabalho final de pós-extinção foi realizado com sucesso. Alto A hora No momento da liberação, em 27 de junho de 2025, o Corpo de Bombeiros estava apenas “apagando” o incêndio e conseguiu planejar a abertura da floresta para o dia 28 de junho.
A importância da situação dos incêndios florestais
Os incêndios florestais já não são um fenómeno raro. São cada vez mais favorecidos pelo aumento da seca e das ondas de calor causadas pelas alterações climáticas. A Alemanha também é afetada por este desenvolvimento. Isto é o que um relatório de Estatista que mais de 1.200 hectares de área florestal foram destruídos por incêndios em 2023. Em 2022, este foi o valor mais elevado dos últimos 30 anos, com mais de 3.000 hectares.
Particularmente alarmante: mais de metade dos incêndios na Alemanha foram causados por incêndio criminoso ou negligência. Embora apenas 27 incêndios tenham sido de origem natural em 2023, as estatísticas mostram que outros países, como a Amazónia, registam até 37.000 incêndios anualmente.
Um pedido de cautela
Um desenvolvimento positivo é a recuperação da popular área de caminhadas em Königsberg. Mas os acontecimentos recentes são uma indicação clara de que a questão dos incêndios florestais deve ser levada a sério. Esperamos que as próximas semanas passem sem mais incidentes e que a floresta brilhe em toda a sua glória.