Incêndio florestal em Thale: 150 bombeiros combatem as chamas

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Incêndio florestal em Thale in the Harz: trabalhos de extinção em andamento. Alto risco de incêndios florestais na região devido à onda de calor.

Waldbrand in Thale im Harz: Nachlöscharbeiten im Gange. Hohe Waldbrandgefahr in der Region wegen Hitzewelle.
Incêndio florestal em Thale in the Harz: trabalhos de extinção em andamento. Alto risco de incêndios florestais na região devido à onda de calor.

Incêndio florestal em Thale: 150 bombeiros combatem as chamas

O clima está atualmente mostrando seu lado extremo em toda a região. Hoje, 2 de julho de 2025, vários meios de comunicação informam sobre os desafios candentes trazidos pela onda de calor. Um incêndio florestal ameaçador eclodiu nas montanhas Harz, mas agora foi controlado. Alto Tempo Os bombeiros extinguiram em grande parte o incêndio por volta das 21h, mas os trabalhos de extinção em uma área de cerca de 600 metros quadrados continuaram noite adentro.

As chamas cobriram uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados. Cerca de 150 serviços de emergência de Thale e arredores lutaram contra as chamas, que eram particularmente perigosas na área de difícil acesso de Tannenkopf. Eles apoiaram os esforços de combate a incêndios com a ajuda de drones e de uma aeronave de combate a incêndios das montanhas Harz. Este não é um caso isolado, uma vez que o Serviço Meteorológico Alemão (DWD) alerta actualmente para um elevado risco de incêndios florestais em muitas partes do país, o que também se reflecte no segundo nível mais elevado de perigo de incêndio florestal (nível 4) na Saxónia-Anhalt e no Parque Nacional Harz.

Perigos de incêndio florestal: um olhar sobre os valores nacionais

A situação não é preocupante apenas nas montanhas Harz. O atual índice de perigo de incêndio florestal mostra riscos agudos para vários estados federais. Na Saxónia-Anhalt, onde o incêndio já ocorreu, a situação parece crítica. O distrito de Wittenberg tem até o nível de perigo mais alto. Na Renânia do Norte-Vestfália, por exemplo, o índice está no nível 4, especialmente na região de Rahden-Kleinendorf, o que também é motivo de preocupação. Estes valores resultam dos resultados do índice de perigo de incêndios florestais, que é atualizado regularmente para alertar atempadamente a população. Para obter informações detalhadas sobre os diferentes estados federais, você pode acessar weatherhazards.de leia.

Com temperaturas que chegam aos 37,6 graus em Düsseldorf, vivemos atualmente uma forte onda de calor que não só põe em perigo a vegetação, mas também coloca imensos desafios aos bombeiros. Nestas condições extremas, os bombeiros da Grécia também estão a combater incêndios florestais numa ilha, agravando os efeitos trágicos da onda de calor.

Segurança pública e mobilidade

A situação também tem impacto na mobilidade: para a segurança dos passageiros e funcionários, a ferrovia de bitola estreita de Harz utiliza trens a diesel em trechos onde os trens a vapor não podem circular devido ao alto risco de incêndio. As pessoas da região ainda devem ter cuidado e ouvir avisos, como aqueles sobre fumaça intensa por meio do aplicativo de alerta Nina.

As emoções estão tensas porque com estas altas temperaturas e o risco agudo de incêndios florestais, algo está realmente acontecendo. Coesão e sentido de responsabilidade são agora necessários para proteger a natureza e a nós mesmos. Até ao momento, os bombeiros destacados têm demonstrado boas capacidades no combate às chamas e esperamos que a situação possa ser resolvida rapidamente.