Multa de 50.000 euros: As novas proibições de extração de água na Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Uma proibição de irrigação está em vigor em Jerichhower Land desde 1 de julho de 2025. As violações podem resultar em multas de até 50.000 euros.

Im Jerichower Land gilt seit dem 1. Juli 2025 ein bewässerungsverbot. Verstoße können Strafen bis 50.000 Euro nach sich ziehen.
Uma proibição de irrigação está em vigor em Jerichhower Land desde 1 de julho de 2025. As violações podem resultar em multas de até 50.000 euros.

Multa de 50.000 euros: As novas proibições de extração de água na Alemanha!

Existe actualmente uma grave escassez de água na Alemanha, o que está agora a levar a medidas drásticas. Uma nova proibição entrará em vigor em 1º de julho de 2025, afetando a retirada de água de rios, córregos e lagos. Qualquer pessoa que não cumpra a lei enfrentará multas de até 50.000 euros, conforme relata Inside Digital.

O actual período de seca levou, em particular, a um rápido declínio das reservas de água subterrânea. Os meses entre fevereiro e abril de 2025, em particular, foram extremamente secos, com as precipitações mais baixas desde o início dos registros meteorológicos, como observa a [n-tv](https://www.n-tv.de/politik/Rasen- Sprengen-mit-oeffentlichem-Wasser-verboten-article25866358.html). As autoridades alertam que a natureza está a sofrer com esta seca e é necessária uma ação imediata para evitar graves consequências ecológicas.

Regulamentações rígidas e proibições regionais

As novas regulamentações já afetam 23 regiões e seis estados federais, incluindo a Renânia do Norte-Vestfália, onde os distritos de Rhein-Sieg-Kreis e Rheinisch-Bergischer Kreis, entre outros, emitiram uma proibição. Os municípios da Baixa Saxónia também são afetados pelas medidas. A partir de agora é proibido regar relvados com água pública. Em muitos distritos, os campos desportivos e espaços verdes públicos já não podem ser irrigados, como acrescenta o [Yahoo Nachrichten](https://de.nachrichten.yahoo.com/wasserknappheit-bu%C3%9F Gelder-50-000-euro-134607807.html).

Os regulamentos variam muito. Em alguns distritos, como a Saxónia-Anhalt, por exemplo, é proibida a rega entre as 10h00 e as 19h00. Em Brandemburgo existem proibições ainda mais extensas em vigor que impedem a extracção de massas de água. As violações podem resultar em multas severas de até 50.000 euros. Isto mostra que as comunidades estão a lutar pela preciosa água que é tão importante para as pessoas e para a natureza.

Concentre-se em economizar água

As autoridades apelam aos cidadãos para que economizem água. Dicas sobre como usar os recursos com habilidade em seu próprio jardim, apesar do calor e da seca, incluem o uso de água da chuva e o plantio de plantas robustas e resistentes à seca, como lavanda e abobrinha. A cobertura morta e a instalação de cisternas também são métodos para lidar melhor com a escassez de água.

Os desenvolvimentos atuais deixam claro: num país onde a água era muitas vezes considerada um dado adquirido, o lema agora não é apenas prestar atenção ao prazer da jardinagem, mas também assumir a responsabilidade pelo ambiente e pelas gerações futuras. Uma nova era no trato com a água começou.