Multa de 50.000 euros: As novas proibições de extração de água na Alemanha!
Uma proibição de irrigação está em vigor em Jerichhower Land desde 1 de julho de 2025. As violações podem resultar em multas de até 50.000 euros.

Multa de 50.000 euros: As novas proibições de extração de água na Alemanha!
Existe actualmente uma grave escassez de água na Alemanha, o que está agora a levar a medidas drásticas. Uma nova proibição entrará em vigor em 1º de julho de 2025, afetando a retirada de água de rios, córregos e lagos. Qualquer pessoa que não cumpra a lei enfrentará multas de até 50.000 euros, conforme relata Inside Digital.
O actual período de seca levou, em particular, a um rápido declínio das reservas de água subterrânea. Os meses entre fevereiro e abril de 2025, em particular, foram extremamente secos, com as precipitações mais baixas desde o início dos registros meteorológicos, como observa a [n-tv](https://www.n-tv.de/politik/Rasen- Sprengen-mit-oeffentlichem-Wasser-verboten-article25866358.html). As autoridades alertam que a natureza está a sofrer com esta seca e é necessária uma ação imediata para evitar graves consequências ecológicas.
Regulamentações rígidas e proibições regionais
As novas regulamentações já afetam 23 regiões e seis estados federais, incluindo a Renânia do Norte-Vestfália, onde os distritos de Rhein-Sieg-Kreis e Rheinisch-Bergischer Kreis, entre outros, emitiram uma proibição. Os municípios da Baixa Saxónia também são afetados pelas medidas. A partir de agora é proibido regar relvados com água pública. Em muitos distritos, os campos desportivos e espaços verdes públicos já não podem ser irrigados, como acrescenta o [Yahoo Nachrichten](https://de.nachrichten.yahoo.com/wasserknappheit-bu%C3%9F Gelder-50-000-euro-134607807.html).
Os regulamentos variam muito. Em alguns distritos, como a Saxónia-Anhalt, por exemplo, é proibida a rega entre as 10h00 e as 19h00. Em Brandemburgo existem proibições ainda mais extensas em vigor que impedem a extracção de massas de água. As violações podem resultar em multas severas de até 50.000 euros. Isto mostra que as comunidades estão a lutar pela preciosa água que é tão importante para as pessoas e para a natureza.
Concentre-se em economizar água
As autoridades apelam aos cidadãos para que economizem água. Dicas sobre como usar os recursos com habilidade em seu próprio jardim, apesar do calor e da seca, incluem o uso de água da chuva e o plantio de plantas robustas e resistentes à seca, como lavanda e abobrinha. A cobertura morta e a instalação de cisternas também são métodos para lidar melhor com a escassez de água.
Os desenvolvimentos atuais deixam claro: num país onde a água era muitas vezes considerada um dado adquirido, o lema agora não é apenas prestar atenção ao prazer da jardinagem, mas também assumir a responsabilidade pelo ambiente e pelas gerações futuras. Uma nova era no trato com a água começou.