A gripe aviária requer estábulos: locais afetados em Börde!
Em Jerichhower Land, as aves foram obrigadas a ser mantidas em estábulos após a confirmação de um caso suspeito de gripe aviária.

A gripe aviária requer estábulos: locais afetados em Börde!
No distrito de Börde, as aves têm de ser mantidas em estábulos desde 24 de outubro. Isto tornou-se necessário depois de um teste positivo para gripe aviária ter sido encontrado numa ave selvagem na Reserva da Biosfera Drömling, da UNESCO. A partir de 29 de outubro foi também criada uma “zona infectada” onde se aplicam regras especiais. Por exemplo, a caça é proibida e o transporte ou libertação de aves também não é permitido. Esta etapa tem como objetivo ajudar a prevenir a propagação do vírus, que é considerado altamente contagioso.
As localidades afetadas no distrito de Börde incluem o município unificado de Oebisfelde-Weferlingen e Verbandsgemeinde de Flechtingen. Na cidade de Oebisfelde, Bergfriede, Bösdorf e Weddendorf estão entre os afetados, enquanto em Flechtingen Graudingen e Zobbenitz estão na lista. Quem quiser denunciar casos suspeitos pode fazê-lo pelo telefone 03904/72404318.
Casos de gripe aviária em distritos vizinhos
Mas o alarme não é dado apenas em Börde: foram descobertos casos confirmados de grous infectados no distrito de Salzland, mas nenhum requisito estável foi imposto aqui. No distrito de Anhalt-Bitterfeld, foram encontrados mais dois guindastes com o vírus, o que exige uma revisão das medidas de segurança para os avicultores. O mesmo se aplica ao distrito de Wittenberg, onde foram encontrados dois grous mortos, mas também aqui não havia obrigação de manter estábulos.
A situação está a piorar, uma vez que um requisito estável também foi introduzido no distrito de Harz em 24 de outubro, e em Jerichhower Land, um requisito estável também se aplica a todas as aves a partir desta semana. As autoridades apelam a todos que relatem aves selvagens mortas ou com comportamento anormal, a fim de poder reagir rapidamente e conter a propagação do vírus.
O que isso significa para os avicultores?
O apelo das autoridades aos avicultores é inequívoco: mantenham os seus animais no estábulo ou protejam-nos com redes. O risco normalmente baixo de gripe aviária para os seres humanos não deve ocultar o facto de que a doença pode ter consequências significativas para a avicultura e para as regiões afectadas.
Na situação actual, resta saber como a situação irá evoluir e que medidas poderão seguir. Uma coisa é certa: devemos estar atentos e de olho na saúde dos nossos animais e na segurança da população.