A mudança colorida: a era dos táxis bege está terminando na Alemanha?
Magdeburg está discutindo o novo regulamento sobre a cor dos táxis: flexibilidade e reconhecimento ao longo do tempo.

A mudança colorida: a era dos táxis bege está terminando na Alemanha?
Muita coisa aconteceu no mercado de táxis em todo o país, principalmente por causa dos novos regulamentos na Saxônia-Anhalt, que poderão em breve dar ao setor de transportes uma aparência completamente nova. Se olharmos para as últimas décadas, vemos que não só as opções de ligação telefónica ou os uniformes da polícia mudaram, mas também as cores dos táxis – e esta transformação continua. A cor clássica para táxis, marfim claro (RAL 1015), foi introduzida em 1971, depois que o então ministro dos Transportes, Georg Leber, ordenou a mudança de cor de preto para bege claro. Os empresários tiveram então cinco anos para fazer a mudança e, desde então, estes veículos dominaram as ruas de muitas cidades alemãs.
No entanto, agora está claro que a imagem do táxi está mudando. Um terço dos 16 estados federais permite agora desvios do esquema de cores tradicional. As ruas da Renânia do Norte-Vestfália permanecem bege claro por enquanto, mas estados federais como a Saxônia-Anhalt deram o primeiro passo e introduziram a liberdade de escolha da cor. A Ministra Lydia Hüskens, do FDP, vê isto não apenas como uma oportunidade económica, mas também como uma contribuição para a flexibilidade na concorrência. No entanto, os céticos alertam que o reconhecimento pode cair no esquecimento sem um esquema de cores uniforme.
As vantagens dos táxis bege claro
Definitivamente, existem razões práticas para a escolha das cores que foram deixadas para trás. Cores claras como o marfim claro apresentam menos poeira e sujeira, o que é importante para os operadores de táxi, pois eles desejam sempre apresentar seus veículos em condições limpas e convidativas. Além disso, os carros escuros esquentam excessivamente no verão sem ar condicionado – aspecto particularmente importante para os taxistas. Especialistas como Hermann Waldner, vice-presidente da Associação Federal de Táxis e Aluguéis de Carros, enfatizam que os táxis escuros são menos visíveis e a segurança no trânsito é aumentada pelos veículos visíveis e brilhantes.
Curiosamente, a cor marfim claro não é exigida em todo o país. Há uma série de excepções – alguns estados federais, incluindo Baden-Württemberg, Baixa Saxónia e Renânia-Palatinado, já estabeleceram a liberdade de escolha para os operadores de táxi. No entanto, a maioria das empresas de táxi opta pelo marfim claro porque os passageiros estão acostumados com essa cor e ela é altamente reconhecível.
O futuro da indústria de táxis
Enquanto se inicia na Saxónia-Anhalt, outros estados federais adotam um tom calmo. No entanto, os especialistas sublinham que pouco mudará em termos de reconhecimento dos táxis, porque os táxis ainda têm de ser reconhecíveis como tal: ainda podem ser claramente identificados com luzes de táxi no tejadilho e a rotulagem prescrita. Um número de série na janela traseira também é necessário para diferenciar claramente os concorrentes verdes da Uber and Co.
A discussão sobre as cores dos táxis está longe de terminar e, enquanto olhamos para os próximos passos na indústria de táxis e aluguer de automóveis, só podemos esperar que o experimentado e testado marfim leve continue a acompanhar-nos nas estradas.