Os custos de segurança estão a aumentar: os mercados de Natal estão em perigo! Os municípios procuram ajuda!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Magdeburg enfrenta custos crescentes de segurança nos mercados de Natal; As cidades estão exigindo apoio financeiro.

Magdeburg sieht sich mit steigenden Sicherheitskosten für Weihnachtsmärkte konfrontiert; Städte fordern finanzielle Unterstützung.
Magdeburg enfrenta custos crescentes de segurança nos mercados de Natal; As cidades estão exigindo apoio financeiro.

Os custos de segurança estão a aumentar: os mercados de Natal estão em perigo! Os municípios procuram ajuda!

O mercado de Natal – um elemento mágico das nossas tradições de inverno – enfrenta um desafio crescente. Os presidentes de câmara e os responsáveis ​​das cidades falam do fardo financeiro que os requisitos de segurança lhes impõem. Dado que a construção dos mercados de Natal na Alemanha está em pleno andamento em meados de Novembro, o aumento dos custos de segurança está a causar incerteza. O número de requisitos para conceitos de segurança está a aumentar, o que não só sobrecarrega os orçamentos regionais, mas também põe em perigo o futuro dos mercados MDR relatado.

“Os custos não são avassaladores”, afirma um presidente da Câmara que se sente obrigado a tomar as medidas adequadas. Para garantir que eventos tradicionais como os mercados de Natal possam continuar a acontecer no futuro, o governo do estado lançou um programa de ajuda que apoia os municípios com até cinco milhões de euros. Neste programa, pelo menos três municípios devem se unir para iniciar projetos de segurança para desfiles de carnaval, festivais de tiro e feiras de Natal. A ideia é que as subvenções máximas de 500.000 euros por projeto aliviem os encargos financeiros.

Altos requisitos de segurança e suas consequências

Como Mercúrio explica, as precauções de segurança aumentaram dramaticamente nos últimos anos. A luta contra o terrorismo, em particular, exige elevados níveis de investimento, uma vez que a responsabilidade pela segurança não deve recair sobre os ombros dos municípios, mas sim sobre o Estado. Isto significa que muitas cidades e organizadores privados enfrentam desafios financeiros. A crítica da Associação Alemã de Showmen é clara: Medidas de segurança excessivas colocam em perigo não só os mercados de Natal, mas também os empregos.

Um exemplo da Renânia do Norte-Vestefália mostra quão grave a situação pode tornar-se: o mercado de Natal em Overrath teve de ser cancelado a curto prazo devido a custos excessivos. Mesmo que não haja cancelamento de mercados a nível nacional, a pressão sobre as cidades continua elevada. A preocupação com a segurança e o bem-estar dos visitantes é a nossa principal prioridade.

O futuro dos mercados de Natal

Os mercados de Natal mais pequenos, em particular, enfrentam elevadas exigências. Precauções de segurança como estradas de acesso, rotas de fuga e cabeços de concreto também devem ser seguidas aqui - muitas vezes em detrimento da renda. Em alguns casos, as cidades já começaram a renomear os seus mercados como “mercados gourmet” para obter licenças simplificadas. No entanto, estes devem colocar a gastronomia regional em primeiro plano, enquanto as artes e ofícios e os palcos encontram menos espaço kommunal.de relatado.

Em vez de sufocar a cultura tradicional dos mercados de Natal, os conceitos de segurança deveriam promover encontros e coesão. Reconhecer os mercados de Natal como património cultural imaterial poderia ajudar a considerá-los não só economicamente valiosos, mas também cultural e historicamente valiosos. Um fundo de segurança, financiado através dos orçamentos da cultura e do turismo, poderia representar uma solução possível para reduzir os encargos financeiros sobre os municípios e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança.

Com um bom talento para soluções criativas, os mercados de Natal na Alemanha poderão continuar a desempenhar um papel importante na temporada de inverno e atrair tanto locais como turistas. Mas cabe aos responsáveis ​​manter o equilíbrio entre segurança e tradição.