Descoberta de guindastes mortos no reservatório: Suspeita de gripe aviária alimenta medos!
No distrito de Mansfeld-Südharz há suspeita de gripe aviária depois que grous mortos foram encontrados no reservatório de Kelbra. As investigações estão em andamento.

Descoberta de guindastes mortos no reservatório: Suspeita de gripe aviária alimenta medos!
Há uma grande preocupação no reservatório de Kelbra, no distrito de Mansfeld-Südharz. Vários grous mortos foram descobertos e há suspeita da temida gripe aviária. Esta doença infecciosa altamente contagiosa, também conhecida como gripe aviária, eclodiu pela última vez no distrito de Wittenberg na primavera de 2025. Agora a situação pode piorar novamente MDR relatado.
A administração distrital já tomou medidas e informou o público sobre a descoberta das aves mortas. Funcionários do consultório veterinário estão no local para resgatar os guindastes. No entanto, o trabalho de resgate está a ser difícil devido às condições locais. Na esperança de que os animais não estejam infectados com o vírus, os próximos resultados dos testes do Instituto Friedrich Löffler (FLI) ainda estão pendentes. Só depois de isto estar presente é que ficará claro se a suspeita de gripe aviária pode ser confirmada. Os distritos vizinhos da Turíngia também foram informados sobre a situação.
Antecedentes da gripe aviária
A gripe aviária, ou GAAP (gripe aviária de alta patogenicidade), ocorre repetidamente na Alemanha. O tipo de vírus H5N1 é particularmente temido. No passado, numerosas explorações pecuárias tiveram de ser evacuadas como medida de precaução devido a surtos, como foi o caso em Wittenberg, onde dezenas de milhares de animais tiveram de ser mortos. Informações atuais sobre a gripe aviária na Alemanha e na Europa podem ser encontradas no site Ministério Federal da Alimentação e Agricultura.
O risco de transmissão aos seres humanos é considerado extremamente baixo, mas as autoridades competentes estão vigilantes. Medidas rigorosas visam impedir a propagação do vírus caso a suspeita seja confirmada. Medidas de higiene e proteção no manuseio de aves e aves silvestres são essenciais para prevenir possíveis infecções.
A situação continua tensa e todos os envolvidos esperam notícias positivas da FLI, a fim de prevenir eficazmente a propagação da gripe aviária.