Saxônia-Anhalt: Início seguro das aulas em 2025 – alertam a polícia e a ADAC!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Saxônia-Anhalt: Início do ano letivo 2024/2025 com 213.829 alunos, aumentando as medidas de segurança e orientações sobre como chegar à escola.

Sachsen-Anhalt: Schuljahresbeginn 2024/2025 mit 213.829 Schülern, steigende Sicherheitsmaßnahmen und Schulwegberatung.
Saxônia-Anhalt: Início do ano letivo 2024/2025 com 213.829 alunos, aumentando as medidas de segurança e orientações sobre como chegar à escola.

Saxônia-Anhalt: Início seguro das aulas em 2025 – alertam a polícia e a ADAC!

A partir de hoje, 11 de agosto de 2025, começa o novo ano letivo para muitos estudantes na Saxônia-Anhalt. Neste ano letivo, um total de 213.829 crianças frequentarão as escolas do estado, o que representa uma diminuição em relação ao ano anterior, quando ainda havia 214,3 mil alunos. Esses números preliminares do Ministério da Educação serão finalizados em 17 de setembro MDR relatado.

O número de escolas na Saxônia-Anhalt é de 860. Apesar do declínio do número de alunos, a oferta de aulas continua agradável em 93,6 por cento no novo ano letivo. A meta do governo estadual é aumentar esse número para 103%. A diversidade de escolas é relativamente elevada nas três cidades independentes e centros de média dimensão da Saxónia-Anhalt; Contudo, em áreas menos densamente povoadas a situação é completamente diferente.

Segurança no percurso escolar em foco

Um grande tema que é levantado repetidamente antes do início das aulas e durante o novo ano letivo é a segurança no caminho para a escola. Cerca de 18 por cento das crianças entre os 10 e os 17 anos expressam preocupações sobre a sua segurança no caminho para a escola. Dado o aumento do tráfego em torno das escolas, especialmente no período da manhã, este é um número alarmante que requer ação.

A ADAC reuniu, portanto, algumas dicas sobre como os pais podem melhorar a segurança dos seus filhos no caminho para a escola. Isto inclui treinar com as crianças o caminho para a escola, praticando especificamente a travessia de ruas perigosas e, se necessário, fazer desvios por razões de segurança. Também é aconselhável evitar táxis parentais, pois muitas vezes são observadas manobras perigosas. Os pais também devem servir de modelo, vestindo roupas adequadas e usando refletores para melhorar a visibilidade.

A polícia já anunciou que vai aumentar a sua presença em frente às escolas para garantir maior segurança. Os motoristas são lembrados de dirigir com cuidado e obedecer às restrições de estacionamento. No distrito de Harz, por exemplo, já foram instaladas faixas de advertência em Badersleben e pegadas amarelas em Westerhausen para fins de orientação. Em Bitterfeld-Wolfen, o serviço de ordem pública também está a planear controlos adicionais para punir carros estacionados incorretamente.

Disponibilidade de escolas e rotas para a escola

Outro aspecto importante é a disponibilidade de escolas. O Escritório de Estatística do Estado da Saxônia-Anhalt atualizou um aplicativo de mapa interativo que mostra a localização das escolas, bem como dados sobre acidentes de trânsito e conexões de transporte público. Os pais podem descobrir facilmente quais escolas estão disponíveis nas proximidades e quanto tempo a viagem dura para seus filhos. Para os alunos de Wallwitz, por exemplo, a escola secundária mais próxima fica na cidade de Wettin-Löbejün, a aproximadamente 8,5 km de distância em linha recta.

Além disso, é dada atenção à segurança do trajeto até a escola. As estatísticas de acidentes de trânsito são incluídas no atlas escolar para identificar trechos rodoviários com maior número de acidentes. Em Halle (Saale), por exemplo, as crianças em idade escolar deveriam preferir usar ruas laterais para evitar os perigos da Große Steinstrasse, onde já ocorreram acidentes com ferimentos pessoais em 2022, como Cliques de Magdeburgo relatado.