A Saxônia-Anhalt está procurando 364 novos professores – inscreva-se agora!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Saxônia-Anhalt procura novos professores: 364 vagas anunciadas, inscrições possíveis via matorix até o final de julho de 2025.

Sachsen-Anhalt sucht neue Lehrkräfte: 364 Stellen ausgeschrieben, Bewerbungen bis Ende Juli 2025 über matorix möglich.
A Saxônia-Anhalt procura novos professores: 364 vagas anunciadas, inscrições possíveis via matorix até o final de julho de 2025.

A Saxônia-Anhalt está procurando 364 novos professores – inscreva-se agora!

Num passo actual para fortalecer o sector da educação, a Saxónia-Anhalt anunciou 364 novos cargos para professores. Isto faz parte de uma ampla ofensiva de pessoal que visa fortalecer as escolas do estado com pessoal e prepará-las para o futuro. Os trabalhadores qualificados são particularmente procurados em escolas especiais, escolas secundárias e escolas comunitárias. Os recém-chegados também têm a oportunidade de se candidatar às vagas anunciadas dubisthalle.de relatado.

Das 364 vagas anunciadas, 327 são em escolas gerais e 37 em escolas profissionais. Uma análise da distribuição dos cargos mostra: são necessários 63 professores nas escolas especiais, enquanto 114 vagas estão disponíveis nas escolas secundárias. Há também 49 vagas em escolas comunitárias e 47 em escolas de ensino médio. Particularmente dignos de menção são os cargos de 25 G que vêm com subsídios baseados em necessidades especiais. Os prazos de candidatura estão claramente definidos: para as escolas gerais o prazo é 31 de julho de 2025, para as escolas profissionais é 30 de junho de 2025. As candidaturas são feitas através do portal online matorix.

Cargos adicionais para docentes

No âmbito da ofensiva de pessoal, será também lançada uma nova ronda de anúncios ao pessoal docente, a fim de melhorar ainda mais a situação nas escolas. Serão preenchidas 95 vagas em escolas de ensino geral, com foco em escolas primárias, especiais e secundárias. O prazo para estas candidaturas é 13 de maio de 2025. Também aqui as candidaturas devem ser submetidas através do portal matorix, conforme mb.sachsen-anhalt.de observado.

Escassez de professores e uso de assistentes

No entanto, a situação nas escolas da Saxónia-Anhalt é tensa, especialmente nas escolas secundárias, onde há escassez de professores. Para enfrentar este desafio, o país planeia recorrer a professores assistentes. Será criada uma nova categoria de pessoal, os chamados “auxiliares pedagógicos”. O objetivo é reduzir o número de cancelamentos de aulas e aliviar a carga dos professores. As condições climáticas para os auxiliares também são claras: 60% deles deverão ser utilizados no ensino e 40% na área de apoio.

Para apoiar esta iniciativa, serão contratados 200 funcionários adicionais em escolas secundárias, comunitárias e abrangentes. Os candidatos devem ter pelo menos três anos de experiência em trabalho educacional com crianças. Esses assistentes são financiados com dinheiro que não é utilizado devido a cargos docentes não preenchidos. A ministra da Educação, Eva Feußner (CDU), já anunciou as primeiras missões para o novo ano letivo de agosto tagesschau.de relatado.

Estas medidas são um sinal claro de que a Saxónia-Anhalt está a esforçar-se por melhorar ativamente a situação educativa no estado, ao mesmo tempo que tem em conta as necessidades das escolas.