Alarme de bomba em Osnabrück: 20.000 evacuados e enormes atrasos nos trens!
Tráfego ferroviário no norte da Alemanha gravemente afetado: incêndios em aterros e desativação de bombas em Osnabrück causam atrasos.

Alarme de bomba em Osnabrück: 20.000 evacuados e enormes atrasos nos trens!
Nos últimos dias, o tráfego ferroviário na Alemanha foi novamente afetado por grandes perturbações resultantes de circunstâncias extraordinárias. Entre outras coisas, houve um desarmamento de bomba em Osnabrück, que teve um impacto enorme no tráfego regional e de longa distância. Alto Rádio Hamburgo Cerca de 20.000 pessoas em Osnabrück tiveram de abandonar as suas casas hoje, enquanto o desarmamento de uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial em Lokviertel estava em pleno andamento. As medidas de evacuação afetaram a área ao redor da principal estação ferroviária e dois hospitais.
O desarmamento da bomba, que começou na tarde de terça-feira, causou uma enorme interrupção no tráfego ferroviário. Vários trens ICE, EC e IC entre Hamburgo, Bremen e a região do Ruhr tiveram que ser redirecionados e as paradas em Osnabrück e outras cidades foram eliminadas. Os viajantes foram direcionados para estações de trem em Hanover, Hamburgo e Duisburg, e muitos tiveram que estar preparados para cancelamentos e atrasos de trens ZDF hoje relatado. Desvios significativos ocorreram a partir das 16h30, e a desativação propriamente dita foi concluída por volta das 21h.
Consequências para os viajantes
As perturbações em Osnabrück não são os únicos incidentes que afectaram o tráfego ferroviário nos últimos dias. Incêndios em aterros em Hamburgo, Baixa Saxônia e Saxônia-Anhalt também causaram problemas nas operações ferroviárias. Segundo relatos, as piores interrupções no transporte regional são esperadas no oeste da Alemanha na quarta-feira, à medida que as temperaturas aumentam. Empresas como Eurobahn e Nationalexpress já relataram atrasos. Aliás, os mesmos problemas também ocorreram há duas semanas, quando uma bomba de 500 quilogramas foi desactivada na mesma área, levando à evacuação de 11.000 pessoas. Essas descobertas de bombas não são novas, pois as áreas ao redor das principais cidades foram fortemente bombardeadas.
Os incidentes em Osnabrück não afectaram apenas viajantes, mas também personalidades proeminentes, como a activista climática Luisa Neubauer, que sofreu atrasos na sua viagem de Berlim para Hamburgo. Dadas as inúmeras perturbações agora resolvidas, as temperaturas e outros eventos importantes, como o desarmamento de bombas, parecem ser apenas um dos desafios para os viajantes que querem contar com o comboio na próxima quarta-feira.
Colônia no centro das atenções
Mas Colônia também não foi poupada das dificuldades: esta semana ocorreu na cidade a maior operação de evacuação desde a Segunda Guerra Mundial. Três bombas não detonadas, incluindo duas bombas de 20 libras e uma bomba de 10 libras, tiveram de ser desativadas no distrito de Deutz. Mais de 20 mil pessoas tiveram que deixar suas casas num raio de 1.000 metros do local. Estas medidas garantiram o encerramento temporário da estação ferroviária central de Colónia e da Ponte Hohenzollern, a ponte ferroviária mais movimentada da Alemanha. O trauma da linha também forçou interrupções no trânsito aqui, como foi o caso NW.de relatado.
Devido a estas circunstâncias históricas, o desarmamento das bombas em Colónia e Osnabrück trouxe mais uma vez para o centro das atenções a importância do tema da tecnologia e do design ambiental no desenvolvimento urbano moderno. Também aqui fica claro quão estreitamente as medidas do passado estão ligadas à vida de hoje.