De Colônia a Magdeburgo: Professora sobre sua viagem à unidade

De Colônia a Magdeburgo: Professora sobre sua viagem à unidade

Magdeburg, Deutschland - A reunificação da Alemanha em 1990 é uma experiência formativa para muitos. Este também é o caso da nativa de Colônia, Gilian Gerke, que naquela época concluiu seu treinamento como assistente técnica farmacêutica em Burscheid. A professora da Universidade de Ciências Aplicadas de Magdeburg tem sua história muito pessoal, cheia de lembranças e experiências de que ela lembra a mudança na Alemanha.

Uma de suas memórias mais impressionantes é uma caricatura nas mãos da cidade de Colônia, o Erich Honecker no interruptor de luz mostrou com a nota irônica: "RDA - a última coisa é a luz". Para Gerke, a imagem simboliza os eventos transformadores em torno da queda da parede e a subsequente reunificação. Depois de trabalhar em Aachen em uma farmácia, ela se esforçou para uma carreira acadêmica. "Eu queria fazer algo significativo e sustentável", disse Gerke, que finalmente decidiu estudar engenharia com foco no gerenciamento de resíduos.

Experiências profissionais e a mudança para Magdeburg

Após seu doutorado e uma atividade no Green Point, onde fez muitos contatos profissionais na Alemanha Oriental, a mudança para Magdeburgo foi um passo bastante aleatório. "Eu só conhecia a cidade de uma reunião de caminhada de remo", lembra ela. Em outubro de 2012, ela aceitou um professor em Magdeburg. O início do novo ambiente não foi muito fácil para ela, já que a diferente mentalidade entre a Alemanha do Norte e a Colônia foi um desafio para ela.

Apesar das dificuldades iniciais, Gerke agora se sente confortável em Magdeburgo e aprecia o desenvolvimento positivo da cidade. O campus universitário e os projetos locais são particularmente importantes para ela. Além disso, ela se ofereceu como atendente paliativa nas fundações Pfeiffer. "Mas continuo vendo diferenças na estrutura e salários entre leste e oeste", enfatiza. Gerke quer mais internacionalidade e interdisciplinaridade em sua universidade.

Engajamento no campo da gestão de resíduos

A paixão de Gilian pelo gerenciamento de resíduos também se estende além de sua atividade de ensino. Juntamente com seu colega Jan Pinseler, professor de pesquisa de mídia, ela dirige o podcast "The Waste". Seu objetivo é espalhar conhecimento de desperdício e reciclagem. "Eu queria trazer meu conhecimento para as pessoas e perguntei a Jan se ele queria participar", explica ela. O podcast é produzido no estúdio da rádio do campus H2Radio na Universidade de Ciências Aplicadas de Magdeburg. O design de som vem de Mathies Kölzer, um novo graduado em jornalismo que também contribuiu com Jingles para o rádio.

O podcast está aberto a sugestões, críticas e sugestões de sujeitos dos ouvintes. No final de cada episódio, é respondida uma questão dos espectadores, o que promove ainda mais a troca e os juros. Os ouvintes podem enviar consultas em post@dasahlgut.de Gilian Gerke vê não apenas um tópico técnico, mas também um tópico cultural na discussão sobre desperdício: "O desperdício é um espelho da cultura". Com muita paixão, ela se dedica ao tópico e transmite coisas interessantes sobre sustentabilidade e reciclagem - uma área que é muito popular hoje.

Para obter mais informações sobre Gilian Gerke e seu trabalho, visite voltestim e e .

Details
OrtMagdeburg, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)