Gripe aviária na Saxônia-Anhalt: alerta vermelho para avicultores!
A gripe aviária está se espalhando na Saxônia-Anhalt. Estábulos obrigatórios e zonas de exclusão foram ordenados em vários distritos.

Gripe aviária na Saxônia-Anhalt: alerta vermelho para avicultores!
A gripe aviária está de volta à Saxônia-Anhalt! Os números actuais são alarmantes e vários distritos já ordenaram alojamentos obrigatórios para aves de capoeira. Em 3 de novembro de 2025, a mídia noticiou que a situação no distrito de Mansfeld-Südharz continua crítica. 40.000 galinhas poedeiras tiveram de ser abatidas ali por causa da gripe aviária. A força-tarefa federal já se reuniu para discutir medidas coordenadas e conter a rápida propagação do vírus. MDR relata que existem cerca de 27.000 explorações avícolas com mais de 14 milhões de animais na Saxónia-Anhalt e que a exigência estável cobre agora quase todos os distritos.
A situação actual não deve ser subestimada. Em Anhalt-Bitterfeld, os estábulos obrigatórios serão encomendados a partir de 4 de novembro, depois que a gripe aviária foi encontrada em guindastes mortos. Em Halle e Jerichhower Land, os estábulos também foram encomendados devido aos testes positivos em aves selvagens. A pressão sobre os produtores de engorda e avicultores está a aumentar porque mais de 500.000 animais na Alemanha já foram mortos devido à gripe aviária. O Instituto Friedrich Loeffler pede a máxima atenção e normas rigorosas de higiene para evitar a propagação do vírus H5N1, que foi detectado em dez estados federais. O número de casos pode até se espalhar para o sul A hora relatado.
Situação nos distritos individuais
- Anhalt-Bitterfeld: Stallpflicht ab 4. November.
- Halle: Stallpflicht seit 30. Oktober, 410 Geflügelhalter betroffen.
- Saalekreis: Vier bestätigte Fälle, keine Stallpflicht, aber dringende Aufstallungsempfehlung.
- Magdeburg: Stallpflicht seit 29. Oktober.
- Burgenlandkreis: Verdachtsfall bei totem Kranich.
- Mansfeld-Südharz: Sperrzone eingerichtet.
- Dessau-Roßlau: Ein bestätigter Fall, Empfehlungen zum Schutz der Tiere.
- Landkreis Stendal: Stallpflicht seit 28. Oktober.
- Altmarkkreis Salzwedel: Stallpflicht seit 28. Oktober.
- Börde: Stallpflicht seit 24. Oktober; Sperrzone im Unesco-Biosphärenreservat Drömling.
- Salzlandkreis: Bestätigte Fälle, aber keine Stallpflicht.
- Landkreis Wittenberg: Zwei bestätigte Fälle, Appell an die Halter.
- Harz: Stallpflicht seit 24. Oktober.
- Jerichower Land: Stallpflicht seit 30. Oktober.
A gripe aviária é uma doença altamente contagiosa que tem consequências fatais, especialmente para aves e aves. Geralmente não há perigo para os seres humanos, razão pela qual as aves mortas não devem ser tocadas, mas devem ser comunicadas imediatamente. Entretanto, as asas dos avicultores estão a tornar-se cada vez mais difíceis face à ameaça iminente e contínua. O governo federal está sendo chamado a introduzir uma exigência nacional para estábulos, que até agora só foi implementada em nível estadual.
Uma análise das estatísticas mostra: a situação piorou dramaticamente nos últimos meses. Do início de Setembro ao final de Outubro, foram registados cerca de 50 surtos em explorações avícolas comerciais, número que duplicou no espaço de uma semana. Alto A hora A propagação da gripe aviária neste ano é a terceira maior desde 2017.
Outro detalhe preocupante: em Mansfeld-Südharz, centenas de grous mortos foram encontrados ao redor do reservatório. O pedido de resgate das aves silvestres mortas é de grande importância, apesar das autoridades veterinárias já estarem ocupadas. A necessidade de conter drasticamente o vírus exige a ajuda de todos os envolvidos, a fim de garantir a segurança da avicultura na Alemanha.
É pouco provável que a próxima época de Natal esteja em perigo, uma vez que 80% dos gansos e patos vêm do estrangeiro. No entanto, a situação permanece tensa e aponta para sérios desafios na pecuária na Alemanha. A luta contra a gripe aviária está longe de terminar.