O queijo do Dr. Oetker se esfarela: escandaloso aumento de preço de 90%!
O centro de aconselhamento ao consumidor critica a nova mistura para panificação "queijo crumble" do Dr. Oetker por causa dos aumentos de preços ocultos e embalagens enganosas.

O queijo do Dr. Oetker se esfarela: escandaloso aumento de preço de 90%!
Em Colônia, a mistura para panificação “crumble de queijo” do Dr. Oetker causou alvoroço depois de ter sido nomeada “pacote falso do mês” pelo centro de aconselhamento ao consumidor em novembro. A empolgação vem do fato de que a quantidade de recheio da mistura para panificação foi reduzida de 730 gramas para 370 gramas. O preço caiu apenas ligeiramente – de 3,99 euros para 3,79 euros. Esta manipulação resulta efectivamente num aumento de preços de quase 90% por quilograma, o que indigna muitos consumidores. Chip relata que...
O Centro do Consumidor de Hamburgo descobriu que todos os outros aspectos da mistura para panificação permaneceram praticamente inalterados, apesar da afirmação de marketing de que se tratava de um “clássico reinterpretado”. Isto leva à conclusão de que a empresa está a tentar ocultar deliberadamente o valor real e a redução da quantidade através de mudanças inteligentes nas embalagens, o que é visto como um engano. A nova embalagem também sugere que se trata de um produto novo.
Aumentos de preços e engano do consumidor
Além das áreas problemáticas com a mistura para panificação Dr. Oetker, o centro de aconselhamento ao consumidor está preocupado com a prática geral dos fabricantes de alimentos de manipular a qualidade e a quantidade de seus produtos. Muitos fabricantes usam truques como embalagens grandes e muito ar para enganar os consumidores. Em muitos casos, a quantidade de recheio é reduzida ou as receitas são mantidas mais simples, enquanto os preços não caem proporcionalmente. O centro de aconselhamento ao consumidor explica que...
As exigências dos centros de aconselhamento ao consumidor são claras: as embalagens devem ser cheias até à borda, a menos que existam razões técnicas contra isso. Uma indicação é que não deve haver mais de 30% de ar em uma embalagem. No entanto, tal transparência não pode ser vista na mistura de queijo e crumble, o que apenas levanta mais questões. Os consumidores são aconselhados a contactar organizações de defesa do consumidor se suspeitarem de embalagens enganosas.
Quadro jurídico
As actuais regulamentações legais relativas a embalagens enganosas não são muito precisas e por isso continua a ser difícil punir tais fraudes. Regulamentações mais rigorosas poderiam forçar os fabricantes a reduzir as suas embalagens, resultando em enormes poupanças em resíduos de embalagens. Segundo estimativas, até 1,4 milhão de latas de lixo poderiam ser salvas anualmente na Alemanha. Isto não só ajudaria o ambiente, mas também apoiaria os consumidores que sofrem a pressão do aumento do custo de vida.
Em muitos países, incluindo a França, será introduzido um requisito de rotulagem de embalagens enganosas a partir de Julho de 2024. Talvez isto também possa ser um passo na direcção certa na Alemanha.
Com esta situação fica claro que os consumidores devem permanecer sempre críticos e questionar as supostas decisões dos fabricantes sobre se as ofertas realmente representam bons negócios ou se há mais do que apenas um pouco de ar nas embalagens.