O novo laboratório LegalTech de Halle: o futuro do judiciário está começando agora!

O novo laboratório LegalTech de Halle: o futuro do judiciário está começando agora!

Halle, Deutschland - Algo está acontecendo em Halle: A Universidade Martin Luther Halle-Wittenberg (MLU) abriu um novo Centro de Soluções Inovadoras no Judiciário com o "LegalTech Lab". Isso aconteceu em 14 de julho de 2025 na presença do ministro da Justiça do Estado, Franziska Weidinger, e do Prof. Dr. Pablo Pirnay Stupid. A sala rapidamente se estabeleceu como um local criativo para pesquisadores, estudantes e profissionais e destina -se a vencer a ponte entre a lei e as tecnologias digitais. Com este projeto, a MLU busca objetivos ambiciosos para promover a digitalização do judiciário e reduzir o esforço administrativo.

Com as mais recentes ferramentas digitais, incluindo inteligência artificial, os trabalhos laboratoriais em projetos práticos. Isso inclui uma calculadora de manutenção para cuidados infantis no modelo de mudança e nas soluções digitais para execução duma hipoteca. O Dr. Christian Tietje, que apóia o projeto, enfatiza que a cooperação com o Ministério da Justiça e Finanças em Magdeburgo, em particular, desempenha um papel importante. Essa cooperação deve ajudar a reduzir os obstáculos burocráticos e promover um judiciário modernizado.

Diversos projetos e um espaço criativo

Um projeto de prestígio do "LegalTech Lab" é a modelagem de um processo de encerramento totalmente digital. Essa iniciativa mostra o quão sério é pensar no judiciário. Além disso, um gerador de diretrizes de financiamento baseado em IA está sendo desenvolvido, o que deve ajudar a reduzir as montanhas em papel e o esforço administrativo. O objetivo é claro: facilitar o trabalho no judiciário por meio de soluções digitais eficazes e fortalecer os talentos à região.

Há também atenção especial ao treinamento da próxima geração de advogados. O laboratório oferece aos alunos a oportunidade de usar o projeto como um complemento aos seus estudos regulares. Além disso, o programa de certificação "Future Legal Education" foi lançado para ancorar a competência digital na região. O "LegalTech Lab" se estende por cerca de 200 metros quadrados e é projetado como um espaço para o trabalho em grupo e a troca criativa.

Criatividade e perspectivas internacionais

O espaço de lançamento do laboratório no campus da MLU incorpora a abordagem criativa: idéias inovadoras devem ser desenvolvidas aqui que possam melhorar a vida jurídica cotidiana na região. A ferramenta Interactive Explorer para documentos UNCitral, em particular, mostra as ambições internacionais do projeto. A MLU se posiciona como pioneira no desenvolvimento de soluções inovadoras de tecnologia jurídica e gostaria de ganhar importância em nível global.

O financiamento de cerca de 21,5 milhões de euros é feito pelo Just Transition Fund da UE. Esse suporte é de grande importância para a implementação das muitas idéias e soluções desenvolvidas como parte do "Centro de Transição Justa" da MLU. O Dr. Tietje e sua equipe, incluindo o Dr. Konstantin Branovitskiy, Liubov Zazulina, Georgia Könemann e Luzia Ferenschild, estabeleceram um bom objetivo: no final deve haver uma oferta abrangente na MLU que influencia significativamente o futuro do Judiciário.

Se você acha que já estava, está errado: com resultados rápidos e aplicações práticas, sejam saídas ou cooperações com parceiros regionais, o laboratório certamente causará alvoroço. Os desenvolvimentos dos próximos meses e anos prometem ser pelo menos emocionantes.

Para obter mais informações sobre os desenvolvimentos emocionantes no "LegalTech Lab" e nos objetivos da MLU, visite os relatórios sobre apenas centro de transição .

Details
OrtHalle, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)