Alerta quente para NRW: temperaturas até 37 graus na quarta-feira!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Wittenberg reporta avisos meteorológicos: são esperados dias quentes com temperaturas superiores a 30°C, riscos para a saúde de grupos vulneráveis.

Wittenberg meldet Wetterwarnungen: Hitzetage mit Temperaturen über 30°C erwartet, Gesundheitsrisiken für vulnerable Gruppen.
Wittenberg reporta avisos meteorológicos: são esperados dias quentes com temperaturas superiores a 30°C, riscos para a saúde de grupos vulneráveis.

Alerta quente para NRW: temperaturas até 37 graus na quarta-feira!

A próxima onda de calor traz consigo desafios significativos para a Renânia do Norte-Vestefália (NRW). O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) emitiu um alerta oficial de calor extremo para quarta-feira, 13 de agosto. As temperaturas mais altas deverão ficar entre 33 e 37 graus, mesmo nas altas altitudes de Sauerland a marca dos 30 graus será ultrapassada. Os idosos e as pessoas que necessitam de cuidados e que necessitam de ajuda rápida nesta situação são particularmente afetados. Como relata wa.de, o DWD está pedindo a todos os cidadãos que evitem o calor, se possível.

As previsões mostram que quarta-feira será o dia mais quente da semana, com o meteorologista da Wetteronline, Niklas Weise, confirmando que as temperaturas vão subir, especialmente nas cidades, na Renânia e na região do Ruhr. Felizmente, não se espera ar abafado, o que poderia tornar o calor ainda mais suportável. Mas aconselha-se cautela: na noite de quinta-feira as temperaturas não podem descer abaixo dos 20 graus, o que origina noites tropicais que representam um stress adicional.

Situação e perspectivas meteorológicas

A onda de calor continuará na quinta-feira, mas depois se espalhará para o nordeste da Renânia do Norte-Vestfália, onde também são esperadas temperaturas superiores a 30 graus. Como explica lzg.nrw.de, grupos particularmente vulneráveis, como crianças, idosos e doentes crónicos, estão em risco. Embora haja previsão de chuvas locais e trovoadas, a situação permanece tensa. A partir de sexta-feira, as temperaturas descerão apenas ligeiramente um ou dois graus, mas aumenta o risco de trovoadas de calor, que podem ser acompanhadas de chuva forte, granizo e rajadas.

O aumento das temperaturas faz parte de uma tendência mais ampla: um aumento nas ondas de calor e nas noites tropicais tem sido observado na Alemanha desde a década de 1980, como relata a Agência Federal do Meio Ambiente. Devastadoramente, oito dos dez verões mais quentes desde 1881 foram registados nos últimos 30 anos. As previsões sugerem que o número de ondas de calor poderá quadruplicar até ao final do século, pressionando os decisores políticos para que tomem medidas de saúde pública adequadas.

Medidas de prevenção de calor

A fim de minimizar os efeitos negativos do calor, o governo federal espera que cidades como Mannheim e Dortmund desenvolvam agora planos concretos de acção em matéria de calor. A Agência Federal do Ambiente já sugeriu medidas preventivas para instituições de acolhimento, jardins de infância e setor artesanal. Isso inclui fachadas verdes, plantio de árvores e desobstrução de áreas. Enfatiza-se que estas medidas não se destinam apenas a ter um efeito a curto prazo, mas exigem uma abordagem sustentável e a longo prazo para a adaptação ao calor.

No dia seguinte ao aviso de calor, 14 de agosto, os cidadãos devem prestar especial atenção aos aguaceiros locais e à possível ameaça de trovoadas. Ao mesmo tempo, é recomendável observar as noites, pois vale a pena dar uma olhada na chuva de estrelas cadentes das Perseidas - apesar do calor, você não quer tirar os olhos para ter uma vista especial do céu!

Quellen: