MLU Halle inicia novo programa de pós-graduação em micro e nanotecnologia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg vai lançar um novo programa de pós-graduação em micro e nanotecnologia em 2025, com financiamento de 1,6 milhões de euros.

Die Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg startet 2025 ein neues Graduiertenprogramm in Mikro- und Nanotechnologie mit 1,6 Millionen Euro Förderung.
A Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg vai lançar um novo programa de pós-graduação em micro e nanotecnologia em 2025, com financiamento de 1,6 milhões de euros.

MLU Halle inicia novo programa de pós-graduação em micro e nanotecnologia!

A Martin Luther University Halle-Wittenberg (MLU) está se destacando com um novo programa de pós-graduação em micro e nanotecnologia. A partir de agora, aqui serão formados especialistas, com o devido apoio financeiro: um total de 1,6 milhões de euros fluirão do Fundo Social Europeu (FSE+) e do estado da Saxónia-Anhalt para este projeto promissor. dubisthalle.de relata que este programa inclui não apenas cinco vagas para estudantes de doutorado, mas também uma posição de pós-doutorado que contribuirá significativamente para a pesquisa e o ensino.

O centro deste treinamento será o treinamento prático na sala limpa da MLU. Lá, os alunos conhecem diretamente a renomada tecnologia, o que lhes permitirá trabalhar em cinco diferentes projetos de pesquisa em nanoestruturação. Quais temas são o foco? Isso inclui o desenvolvimento de células solares e componentes spintrônicos mais eficientes, bem como avanços na nanofotônica baseada em silício. Todos esses projetos contam com a infraestrutura de salas limpas existente na universidade, que cobre quase uma cadeia completa de processos de nanoestruturação. Esta abordagem não é coincidência: alguns dos projetos baseiam-se no sucesso da investigação da MLU como parte da Estratégia de Excelência, que sustenta ainda mais o sucesso académico do programa.

Necessidade crescente de especialistas

A micro e nanotecnologia é uma área com crescente demanda por especialistas altamente qualificados. Não é, portanto, de admirar que a MLU se concentre na formação estruturada de estudantes de doutoramento. A posição de pós-doutorado não só implementará seu próprio projeto de pesquisa, mas também apoiará o ensino no programa de graduação “Física e Nanotecnologia”. Esta combinação promete desenvolvimentos emocionantes para o futuro da tecnologia.

Outro aspecto que não deve passar despercebido é a internacionalização, muito importante no programa de mestrado em micro e nanotecnologia da Universidade de Ciências Aplicadas de Munique. A partir de 2023, haverá uma maior colaboração com um parceiro canadense, o Institut National de la Recherche Scientifique em Montreal. Os estudantes têm a oportunidade de obter um diploma duplo passando o primeiro ano na universidade de origem e o segundo ano com o seu parceiro. sci.hm.edu enfatiza que as experiências internacionais são vistas como valiosas e são apoiadas por palestras em inglês e diversas oportunidades no exterior.

Oportunidades para todos os alunos

A MLU e a Universidade de Ciências Aplicadas de Munique estão comprometidas com o objetivo de oferecer aos estudantes o melhor acesso possível a uma educação de alta qualidade. Os interessados ​​no programa de mestrado devem observar que, caso não obtenham a nota final exigida no curso anterior, poderão ser realizados testes de aptidão. hm.edu informa que será realizada entrevista de admissão para avaliação das qualificações profissionais, na qual serão exigidos bons conhecimentos de matemática, física básica e conhecimentos básicos de tecnologia de semicondutores.

Em resumo, pode-se ver que tanto a Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg como a Universidade de Ciências Aplicadas de Munique estão a responder aos desafios das tecnologias modernas e à crescente necessidade de especialistas bem treinados com programas inovadores. Os próximos anos prometem desenvolvimentos emocionantes neste sentido.