Tempestades na Renânia do Norte-Vestfália: Tempestades, chuvas fortes e risco de inundação são iminentes!
Alerta meteorológico para Renânia do Norte-Vestfália: previsão de dia quente, fortes trovoadas e chuva forte. Perigo de inundações em vários distritos.

Tempestades na Renânia do Norte-Vestfália: Tempestades, chuvas fortes e risco de inundação são iminentes!
Hoje, 14 de junho de 2025, a população de Colônia viverá o dia mais quente do ano, com temperaturas subindo até 34 graus. Mas a alegria com o calor do verão pode rapidamente se transformar em preocupação: o Serviço Meteorológico Alemão (DWD) emitiu um alerta de mau tempo para Colônia e arredores. Este aviso durará até às 16h30. e inclui não apenas Colônia, mas também cidades como Essen, Duisburg e Mönchengladbach. As primeiras células de trovoada já estão a caminho e são visíveis sobre o Reno. De acordo com [wa.de].
A partir da tarde a situação fica tensa, pois os ventos de sudoeste trazem ar quente e úmido, o que proporciona um clima ideal para trovoadas. O DWD descreve que chuvas fortes com quantidades de até 40 litros por metro quadrado, combinadas com rajadas semelhantes a furacões de até 110 km/h, podem levar a situações perigosas. As áreas de Hochsauerlandkreis, do distrito de Siegen-Wittgenstein e da região em torno de Colónia, em particular, devem ser preparadas para áreas em risco de inundação. Estas condições meteorológicas não devem ser subestimadas e deve-se preparar-se para inundações locais.
Efeitos de condições climáticas extremas
A situação meteorológica não é apenas um fenómeno de curto prazo. As alterações climáticas, principal causa destes fenómenos meteorológicos extremos, estão actualmente a conduzir a um aumento das ondas de calor e das chuvas fortes. Um relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas mostra que a temperatura da superfície da Terra está a aumentar mais rapidamente do que nunca. Isto significa que os fenómenos meteorológicos extremos não só estão a tornar-se mais prováveis, como também mais intensos, o que representa uma séria ameaça para regiões como a Renânia do Norte-Vestefália. Mais uma vez, lembramos que **chuvas fortes** significativas tornaram-se agora até 9 vezes mais prováveis, enquanto a quantidade máxima de precipitação aumentou até 19 por cento num curto período de tempo, à medida que o Relatórios do WWF.
A previsão para amanhã, domingo, parece igualmente desafiadora. Lá são esperadas temperaturas de apenas 21 a 24 graus, combinadas com trovoadas que podem trazer chuvas fortes por várias horas. O tempo não deverá acalmar até domingo à noite, quando a influência da alta pressão se tornar perceptível, mas isso não significa que o perigo tenha passado. Na noite de segunda-feira, as temperaturas no Eifel podem cair para 8 graus, enquanto as demais áreas terão uma noite amena.
Preparação e precauções
Face a este agravamento da situação, é aconselhável repensar as atividades ao ar livre e tomar medidas proativas. Os residentes devem manter-se informados sobre as atualizações meteorológicas e estar particularmente preparados para possíveis inundações. A precipitação, que pode atingir localmente mais de 50 litros por metro quadrado, não é apenas um perigo estatístico, mas também representa uma séria ameaça às infra-estruturas.
Em resumo, Colónia não só enfrenta hoje o calor do verão, mas também enfrenta uma frente de tempestade iminente. As células de tempestade vindas da França e da Bélgica podem assumir proporções imprevisíveis. Fique seguro e preste atenção aos avisos do DWD, porque há algo no ar – e não é apenas o calor do verão.