Zieschang está pressionando por tornozeleiras em todo o país para proteção contra a violência!
O Ministro do Interior da Saxónia-Anhalt, Zieschang, está a apelar a regulamentações nacionais para tornozeleiras electrónicas para protecção contra a violência doméstica.

Zieschang está pressionando por tornozeleiras em todo o país para proteção contra a violência!
Será criado na Alemanha um procedimento uniforme para proteger as mulheres da violência doméstica. Tamara Zieschang, Ministra do Interior da Saxónia-Anhalt, apela a uma regulamentação nacional para tornozeleiras electrónicas. Segundo a n-tv enfatiza que tais medidas são urgentemente necessárias para garantir a proteção contra a violência. Esta exigência também se encontra no acordo de coligação entre CDU, CSU e SPD, que prevê a criação de uma base jurídica para o “modelo espanhol” da tornozeleira eletrónica.
O modelo espanhol deu provas na prática ao combinar uma tornozeleira para os perpetradores com um dispositivo GPS que a vítima carrega consigo. Isto significa que a polícia pode monitorizar o paradeiro do perpetrador e ser alertada se o perpetrador e a vítima se aproximarem demasiado um do outro. “Acho que o modelo espanhol é uma boa solução”, explica Zieschang e já procura regulamentações nacionais para apoiar esta tecnologia.
Primeiros passos na Saxônia
Este modelo aparentemente já está sendo testado na Saxônia. Aqui, pela primeira vez em todo o país, foi utilizada uma tornozeleira baseada no modelo espanhol para proteger uma mulher do ex-marido, que tem antecedentes criminais. Segundo o MDR, a proibição de contato e abordagem imposta ao agressor é monitorada pela tornozeleira. Ao contrário de outros modelos, não são estabelecidas zonas de proibição fixas, mas sim o sistema avisa as pessoas afetadas sobre encontros com o agressor na vida quotidiana.
A rede de segurança é ainda mais reforçada: se houver um encontro entre a vítima e o agressor, a tecnologia dispara um alarme, que pode proteger as mulheres afectadas de situações inesperadas. Os especialistas relatam que dos cerca de 13.000 casos monitorizados em Espanha, não foi registado um único feminicídio nos últimos 13 anos, sublinhando a eficácia do sistema.
Dia da Violência Contra a Mulher
Por ocasião do Dia Internacional contra a Violência contra as Mulheres, também conhecido como “Dia Laranja”, organizações como o WEISSE RING apelam à introdução de tais tecnologias para maior segurança. De acordo com Verbandsbüro, a tornozeleira eletrônica poderia reduzir significativamente o número de feminicídios na Alemanha e aumentar a sensação de segurança das mulheres. Estas tornozeleiras funcionam monitorizando os movimentos dos agressores e podem, portanto, intervir preventivamente.
Mas apesar dos sucessos encorajadores no estrangeiro, há resistência à introdução de tornozeleiras na Alemanha. Os críticos levantaram preocupações sobre a protecção de dados e a estigmatização, e políticos como Marco Buschmann também expressaram as suas dúvidas. No entanto, o apoio à regulamentação a nível nacional está a crescer à medida que se torna claro que soluções tecnológicas como a monitorização por GPS já estão a ser utilizadas com sucesso nos EUA.
A utilização de tais medidas poderá ser um passo importante para proteger melhor as mulheres na Alemanha e combater a violência doméstica. Como dizemos: Há algo acontecendo! Será emocionante ver como o debate político se desenvolverá e se os responsáveis terão uma boa mão para uma implementação sensata das tornozeleiras.