240 lobos mortos na Saxônia: números alarmantes e assassinatos ilegais!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Mais de 200 lobos mortos foram documentados na Saxônia desde 2000, com números alarmantes de assassinatos ilegais e acidentes de trânsito.

In Sachsen wurden seit 2000 über 200 tote Wölfe dokumentiert, mit alarmierenden Zahlen zu illegalen Tötungen und Verkehrsunfällen.
Mais de 200 lobos mortos foram documentados na Saxônia desde 2000, com números alarmantes de assassinatos ilegais e acidentes de trânsito.

240 lobos mortos na Saxônia: números alarmantes e assassinatos ilegais!

As notícias sobre os lobos na Saxônia são preocupantes. Nos últimos 25 anos, 240 lobos foram encontrados mortos aqui, como este Tempo relatado. Esses números vêm do centro federal de documentação e aconselhamento sobre lobos. O que é particularmente alarmante é que apenas Brandemburgo, com 405, e Baixa Saxónia, com 314, registaram um número ainda maior de achados mortos.

Um olhar mais atento às causas de morte na Saxónia também é revelador. Das 240 mortes, 162 morreram em acidentes de trânsito e 21 foram mortas ilegalmente. 34 morreram de causas naturais, enquanto as causas de vários casos permaneceram obscuras. De referir que já foram registados 33 lobos mortos no corrente ano de monitorização (2023/2024), quatro dos quais foram abatidos ilegalmente. Esse número dobrou em relação ao ano anterior.

Os assassinatos ilegais estão aumentando

O número crescente de assassinatos ilegais é alarmante. Foram registados três casos no distrito de Bautzen e outro caso no distrito de Görlitz, embora o número de casos não notificados seja provavelmente significativamente mais elevado. O Gabinete de Polícia Criminal do Estado da Saxónia, em colaboração com o Ministério Público de Görlitz, apela a medidas para combater este crime contra a vida selvagem. A perseguição proibida de lobos pode ser punida com penas de prisão de três meses a cinco anos, bem como multas elevadas. Iscas perigosas e armadilhas instantâneas são frequentemente usadas; Isto também se reflecte em relatos de que os animais feridos nas regiões afectadas precisam de ser verificados.

Como o Lobo DBB dois dos animais mortos ilegalmente morreram ao serem baleados, enquanto outros podem ter sido gravemente feridos pela isca. Estes incidentes não afetam apenas o bem-estar dos lobos, mas também a gestão adequada da vida selvagem na região.

Projeto de prevenção de crimes contra a vida selvagem

Para contrariar este problema crescente, está a ser iniciado um projecto denominado “wildLIFEcrime”. Este projeto, baseado na colaboração entre associações de conservação da natureza, polícia e instituições científicas, visa reduzir o crime contra a vida selvagem na Alemanha e na Áustria até 2028 Proteção ao lobo Alemanha relatado. Este crime representa uma ameaça para espécies raras, especialmente na Europa Central. É também destacada a necessidade de melhorar a cooperação entre a sociedade civil, a ciência e as autoridades, a fim de poder propor medidas eficazes para combatê-la.

É importante que sejam tomadas medidas tanto a nível regional como a nível nacional para permitir que os lobos regressem em segurança aos seus habitats naturais. O número de casos não denunciados de homicídios ilegais mostra claramente que é necessário tomar medidas. Por quanto tempo poderemos continuar a observar estes animais sendo ameaçados? São necessários um repensar coletivo e um forte apelo à ação para proteger este valioso animal selvagem.