149 novos estudantes de polícia estão começando na universidade em Bautzen!
Em 2 de outubro de 2025, começa a 33ª turma de bacharelado na Universidade de Polícia Saxônica em Bautzen com 149 novos alunos.

149 novos estudantes de polícia estão começando na universidade em Bautzen!
O 33º programa de bacharelado da Saxon Police University (FH) começou hoje no campus Bautzen. Um total de 149 novos estudantes policiais ingressaram na vida universitária. As duas mulheres e os oito candidatos que estão a ser acolhidos pela primeira vez no serviço preparatório para crimes informáticos e na Internet (CuIKD) estão a causar particular agitação. Além disso, cinco candidatas e uma candidata participam no novo serviço preparatório para crimes económicos (WiKri). Esta expansão programática mostra a crescente relevância do crime digital e económico no serviço policial, como relata medienservice.sachsen.de.
A direção da universidade, representada pelo Reitor Stefan Dörner, bem como pelo Prefeito de Rothenburg, Philipp Eichler, e pelo Vice-Reitor Jürgen Siegert, deu as boas-vindas aos novos alunos no Audimax. No evento cerimonial, os candidatos receberam seus certificados de nomeação como candidatos a comissário de polícia, que foram apresentados pelo vice-reitor Holger Löwe. O contato com policiais experientes durante os estudos também é uma marca registrada desta formação.
Diversas opções de estudo
A Saxon Police University é uma instituição educacional central localizada em Rothenburg/Oberlausitz e Bautzen. Com quase 600 potenciais inspectores em três anos, o interesse no serviço policial é inconfundivelmente elevado. O 32º ano tem 225 alunos, dos quais cerca de um terço são mulheres.
O programa duplo de bacharelado em Serviços de Polícia compreende seis semestres e leva ao bacharelado em artes. A formação é especificamente adaptada às necessidades do serviço policial e combina cursos teóricos com operações práticas. Estas fases práticas são essenciais para preparar os alunos para a vida profissional quotidiana, porque uma boa formação compensa, como mostra studyflix.de.
Conteúdo do programa de estudos
O currículo cobre uma ampla gama de tópicos que são essenciais para o trabalho policial diário. Assuntos importantes incluem criminologia, princípios jurídicos e ciências sociais e políticas. Os alunos aprendem tudo, desde crimes violentos até como usar técnicas policiais em situações de crise. Esta formação promove não só o conhecimento especializado, mas também o sentido de responsabilidade, a capacidade de trabalhar em equipa e a ética pessoal, para que os novos agentes policiais sejam capazes de agir com confiança em situações difíceis (wegweiser-duales-studium.de).
Destaca-se especialmente o novo serviço de preparação para crimes de colarinho branco, que arranca neste semestre de inverno. Para fazer isso, os candidatos devem ter um diploma acadêmico em cursos relevantes. Esta especialização traz uma lufada de ar fresco à formação, uma vez que a luta contra o crime económico está a tornar-se mais importante do que nunca.
No geral, verifica-se que a Universidade de Polícia da Saxónia oferece aos seus alunos uma formação abrangente e moderna, concebida para enfrentar os desafios da atualidade. Desde a sua fundação em 1994, cerca de 4.500 graduados concluíram com êxito a sua formação e estão à disposição da polícia da Saxónia.