Escalada em Bautzen: Líbios atacam Alemães – internação hospitalar!
Em 29 de setembro de 2025, uma discussão verbal entre várias pessoas aumentou em Bautzen e uma ficou ferida.

Escalada em Bautzen: Líbios atacam Alemães – internação hospitalar!
Na segunda-feira, 29 de setembro de 2025, ocorreu uma violenta discussão em Bautzen que envolveu várias pessoas. De acordo com informações de saxão A situação no cruzamento da Töperstrasse com a Holzmarkt agravou-se rapidamente quando um líbio de 36 anos atacou fisicamente um alemão de 37 anos. O resultado foi grave: o ferido teve que ser levado a uma clínica para receber tratamento médico.
Com as condições tensas na cidade, este incidente não poderia ter sido o último. A reportagem da imprensa policial também foi publicada pelo Polícia saxônica confirmado, que falava de uma escalada de uma discussão verbal na qual também estiveram envolvidos um tunisiano de 28 anos e outros dois alemães.
Concentre-se na situação do crime
Segundo o Statista, as estatísticas de crimes policiais (PKS) para 2024 mostram um declínio de 1,7%, para cerca de 5,84 milhões de crimes. Esta reviravolta positiva deve-se, em particular, ao declínio dos crimes relacionados com a cannabis, que têm ocorrido com menos frequência desde 1 de abril de 2024, após a legalização parcial.
Mas o aumento de certos crimes, como os crimes violentos, poderá afectar a sensação de segurança de muitas pessoas. A frequência de confrontos perigosos, em particular, levanta questões. As estatísticas mostram que os crimes contra a integridade física continuam a ser elevados, embora o homicídio e o homicídio culposo representem uma proporção muito pequena de apenas 0,1% do total de casos.
No entanto, a taxa de resolução manteve-se estável em 58%, o que significa que apenas um pouco mais de metade dos crimes podem ser resolvidos. Uma das razões pelas quais incidentes como o de Bautzen continuam a vir à tona. No total, houve cerca de 1,33 milhões de vítimas de crimes registadas pela polícia em 2024, o que mostra que, apesar da diminuição do número global, continua a existir uma área não declarada que não deve ser subestimada.
Na região de Bautzen, onde ocorreu o incidente mais recente, a evolução regional também poderá influenciar o nível de criminalidade. Resta esperar que as forças de segurança continuem a ter uma boa mão para garantir a segurança dos cidadãos e combater tais incidentes agressivos no futuro.
Só podemos esperar que as melhorias nas estatísticas relacionadas com a criminalidade também sejam sentidas nas experiências quotidianas das pessoas. A sensação de segurança deve ser restaurada para que as nossas cidades continuem a ser locais onde as pessoas gostam de viver e se sentem seguras.