Alta temporada no Lago Senftenberg: salva-vidas em uso constante!
Equipes de resgate aquáticas ativas garantem a segurança no Lago Senftenberg durante a alta temporada. Eles apoiam turistas e convidados todos os dias.

Alta temporada no Lago Senftenberg: salva-vidas em uso constante!
Nestes dias quentes de verão, numerosos visitantes são atraídos ao Lago Senftenberg. As praias estão cheias e o sol brilha no céu. É aqui que o trabalho dos socorristas aquáticos se torna particularmente importante. Cerca de 40 voluntários dedicados da associação distrital DRK Lausitz estão disponíveis todos os dias para garantir a segurança dos banhistas. Durante a época alta, que se estende pelos meses de julho e agosto, a equipa trabalha incansavelmente para cumprir duas tarefas essenciais: o serviço de salvamento aquático e os primeiros socorros no local.
Em média, oito socorristas realizam serviço de guarda por turno, garantindo a segurança na praia e em potenciais emergências na água. “Muitas vezes estamos muito ocupados, especialmente na época alta”, relata Felix Lange, o líder do grupo local. A correria dos veraneantes e dos hóspedes diurnos é cada vez mais perceptível e o número de viagens de emergência e de assistência médica e técnica aumenta rapidamente. Quando ocorrem rajadas de vento, várias chamadas de emergência podem ser recebidas ao mesmo tempo, sejam elas de veleiros virados ou outros incidentes.
Diversas tarefas do serviço de resgate aquático
O serviço de resgate aquático de Senftenberg não só oferece o serviço de resgate clássico, mas também oferece segurança para eventos no anfiteatro, apontando também para o importante papel que desempenha na prevenção de desastres. Desde 2023, o SEG Water Dangers faz parte das atribuições oficiais do serviço de resgate aquático, o que ampliou ainda mais o escopo de sua atuação. Os socorristas também oferecem suporte com assistência técnica, como endireitamento de veleiros.
O desafio que os voluntários enfrentam não pode ser subestimado. Com temperaturas de verão em torno de 23 graus e constantes idas e vindas de banhistas, os socorristas aquáticos costumam trabalhar mais de 110 horas por temporada. “É um trabalho exigente física e mentalmente, mas temos um bom talento para os desafios que enfrentamos todos os dias”, acrescenta Lange.
Um olhar sobre a história do resgate na água
O trabalho do serviço de resgate aquático tem uma longa tradição. Já em 1883, a Cruz Vermelha dedicou-se ao resgate na água após uma inundação em Regensburg, estabelecendo assim um estatuto de pioneira na Alemanha. Desde então, o resgate na água continuou a se desenvolver. A fundação da DRK Water Rescue representa a continuação desta longa história, que mostra repetidamente a importância de garantir a segurança das pessoas ao redor dos corpos d'água.
O prefeito Andreas Pfeiffer visitou recentemente os socorristas aquáticos e ficou impressionado com seu comprometimento e disposição de trabalhar. É claro: sem estes heróicos voluntários que servem o público, a diversão despreocupada do banho não poderia ser garantida.
Na interação de proteção, comprometimento e espírito de equipe, os salvadores aquáticos do Lago Senftenberg trazem não apenas suas habilidades, mas também um grande coração para a segurança dos banhistas. Há realmente algo acontecendo no serviço de resgate aquático - e continuará assim no futuro!